São Félix do Xingu e toda a região ao longo da PA-279, no sul do Pará, celebram um marco histórico na mobilidade urbana com a entrega da ponte sobre o Rio Fresco, batizada de “Ponte Francisco Torres de Paula”. A estrutura, com 480 m², é a primeira desse tipo na localidade, prometendo segurança e agilidade no escoamento da produção local.
Seu Raimundo Ferreira de Souza Mendes, residente na cidade há 16 anos, relembrou a difícil realidade anterior. “Antes, a gente tinha que pagar para fazer essa travessia. Fiz uma promessa de me ajoelhar e agradecer pelo dia que essa ponte chegasse. Eu pensei: que o governador faça essa ponte, e ele fez! A ponte tá lá e eu atravessei ela sem pagar nada”, contou emocionado.
O governador Helder Barbalho destacou a importância da obra para a população da região. “Toda a população dessa região sonhou conosco ter essa ponte sobre o Rio Fresco. Os moradores da Taboca, do Nereu, do Sudoeste, de tantas comunidades que por muito tempo esperaram ver e viver esta realidade, agora não dependerão mais de balsa para atravessar o rio. Isso, a partir de hoje, fica no passado, porque ninguém pagará mais nada para atravessar o Rio Fresco”, afirmou Helder Barbalho.
A Ponte Francisco Torres de Paula possui 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois centrais de navegação com 60 metros de largura e 14 metros de altura. Construída em metal e concreto, a estrutura conta com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.
(Pedro Ribeiro, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Metade dos brasileiros ainda não sacaram dinheiro do Sistema de Valores a Receber (SVR)
- Associação dos Motoristas de Rádio-Táxi, Táxi e Transportes Alternativos de Ourilândia do Norte, convoca classe para assembleia-geral
- Roubo de Material Radioativo, em São Paulo (SP), causa alerta na região
- Unidades Básicas de Saúde de Curionópolis, sul do Pará, recebem investimentos na saúde pública
- Frigol, no sul do Pará, oferece vagas de Trabalho em São Félix do Xingu e Água Azul do Norte