De janeiro a julho deste ano, a Equatorial Energia Pará registrou 109 casos de acidentes de trânsito com postes em municípios do sul e do sudeste do Pará. Esse tipo de ocorrência, também chamada de abalroamento, gera custos em manutenção e pode prejudicar o fornecimento de energia, telefonia e internet. O levantamento foi feito pela Equatorial Energia Pará, a pedido do Fato Regional, e divulgado nesta terça-feira (29).
Na região sudeste, a maioria das ocorrências foi em Marabá, com 26 casos. Já na região sul, Conceição do Araguaia teve a maior quantidade de abalroamentos, com 4 casos. Muitas vezes, quando um motorista perde o controle do veículo por qualquer razão, geralmente mira num poste para parar de forma forçada e evitar acidentes com outros veículos e pessoas. Porém, isso pode ser muito arriscado.
Juarez Rocha, gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, destaca que os danos causados pela colisão de um veículo com um poste de rede elétrica podem ocasionar acidentes maiores, envolvendo choques e incêndios.
“Na maioria das colisões, ocorre a destruição da estrutura do poste. Isso pode derrubar os cabos energizados em cima do veículo e causar descargas elétricas nos ocupantes. Em outras situações o contato dos cabos energizados com o veículo, pode haver risco de incêndios”, explica Rocha.
Quando ocorrer a batida de um veículo contra um poste e a rede elétrica for danificada, algumas medidas de segurança devem ser seguidas a fim de evitar danos maiores. Rocha alerta que ninguém deve se aproximar de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
“Em caso de ocorrências dessa natureza, que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que a população entre em contato por meio da Central de Atendimento da Equatorial Pará através do 0800-091-0196 e informe o local com ponto de referência”, orienta o gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará.
Caso a vítima esteja dentro de um veículo e o cabo cair e permanecer sobre ela, deve-se acionar e aguardar socorro do Corpo de Bombeiros. É preciso permanecer dentro do veículo e não pegar na parte metálica, já que pode ocorrer condução de corrente através dos pneus.
Veja onde ocorreram acidentes de trânsito envolvendo postes de janeiro a julho de 2023:
- Marabá 26
- Rondon do Pará 12
- Jacundá 10
- Parauapebas 5
- São Geraldo do Araguaia 5
- Bom Jesus do Tocantins 4
- Breu Branco 4
- Conceição do Araguaia 4
- Dom Eliseu 4
- Itupiranga 4
- Nova Ipixuna 4
- Novo Repartimento 4
- Tucuruí 4
- Goianésia do Pará: 3
- São João do Araguaia 3
- Abel Figueiredo 2
- Palestina do Pará 2
- Redenção 2
- Água Azul do Norte 1
- Brejo Grande do Araguaia 1
- Pau D’Arco 1
- Piçarra 1
- Santa Maria das Barreiras 1
- Santana do Araguaia 1
- Xinguara 1
Total 109
FONTE: Equatorial Energia Pará
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional. Matéria exclusiva. Se reproduzir, favor dar os créditos corretamente)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: