A vereadora Adriana Torres (MDB), presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento é convocado anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e também é conhecido como “Marcha dos Prefeitos e Vereadores”. Nesta terça-feira (21), segundo dia da marcha, o presidente Lula anunciou uma série de medidas para aliviar o aperto fiscal sobre as gestões municipais.
“Nesta terça-feira (21), participamos dessa agenda em Brasília, a 25ª Marcha de Prefeitos e Vereadores. Viemos em busca de conhecimentos para o melhor desenvolvimento de São Félix do Xingu com a troca de experiências sobre políticas públicas de meio ambiente, saúde, educação e infraestrutura. Estou junto a uma comitiva de vereadores, todos trabalhando para melhorar o nosso município”, disse Adriana Torres.
Além da presidente Adriana Torres, estiveram no evento também os parlamentares xinguenses:
- Vereadora Oderleia (Cidadania)
- Vereador Gonçalo (MDB)
- Vereador Alex Vilela (União Brasil)
- Vereador irmão Zezé (MDB)
- Vereador Renildo (União Brasil)
- Vereador Tião Gudim (PP)
Em discurso durante o segundo dia da Marcha, o presidente Lula se comprometeu em estabelecer medidas como manutenção da alíquota previdenciária sobre a folha de pagamento dos municípios em 8%, novas regras para financiamento de dívidas e precatórios e facilitação de acordos para transferências de recursos da União.
“No ano seguinte, está todo mundo aqui outra vez, com outra pauta de reivindicação. E outra vez, a gente senta, a gente conversar. É assim que esse país vai ser daqui para frente: republicano, respeitoso, com harmonia entre os entes federados”, disse Lula que reconheceu as reivindicações dos gestores municipais como justas, assegurando que o governo federal, com diálogo, vai atender.
Ao final do discurso, o presidente falou sobre as eleições deste ano: “Não permitam que as eleições deste final de ano façam com que vocês percam a civilidade. Este país está precisando de civilidade, de harmonia, esse país está precisando muito mais de compreensão”, disse aos prefeitos e vereadores presentes. Ele esteve acompanhado de uma comitiva de ministros. Estiveram presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- 29º Festival do Abacaxi de Floresta do Araguaia celebra município que responde por 16% da produção nacional da fruta; confira agenda de shows e eventos
- 2ª Cime apreende 175 kg de maconha dentro de um carro em Redenção; motorista tentou fugir e foi preso
- Polícia Federal identifica outra fraude contra o Enem em Marabá e inicia nova fase da operação ‘Passe Livre’
- Governador Helder confirma inauguração da ponte sobre o rio Fresco para primeira semana de julho
- Nova diretoria da CNM toma posse; Nélio, presidente da Famep, segue como 1º tesoureiro