Uma vicinal de 53 km de extensão que liga Bannach à rodovia BR-155, será estadualizada. E assim, será a mais nova PA do estado. A assinatura do termo de cooperação técnica entre a prefeitura e o Governo do Pará ocorreu nesta quarta-feira (21), durante agenda do governador no município, que em breve terá uma nova integração com Rio Maria e outras cidades da Região de Integração do Araguaia. O projeto de estadualização precisa passar pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
“Esse é um sonho muito esperado que vai beneficiar a população de Bannach e vai interligar com Rio Maria e demais regiões, por isso, neste momento estamos assinando um acordo para iniciar os estudos que permitirão com que o governo possa enviar para a Assembleia Legislativa o projeto de estadualização. Bannach é o único município do Pará que não é ligado por uma estrada estadual. Então nós precisamos virar essa página e garantir com que Bannach tenha uma estrada que possa ser melhorada, possa ser dada uma manutenção e, claro, que possamos iniciar a construção da pavimentação desta estrada”, informou o governador Helder Barbalho.
A estimativa do Governo do Pará, com base nos dados do Censo 2022, é de que pelo menos 4 mil cidadãos de Bannach serão diretamente beneficiados com as obras. E uma quantidade inestimável de outras pessoas serão indiretamente beneficiadas, aumentando as possibilidades de turismo, negócios e escoamento da produção local.
Após a estadualização, a vicinal receberá toda a infraestrutura de uma PA — que ainda não recebeu um número de identificação formal ainda —, com pista dupla, sinalização adequada, acostamento e drenagem. A prefeita de Bannach, Lucineia Alves, celebrou a conquista com o governador e disse que este será um dos maiores avanços no desenvolvimento socioeconômico da cidade.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Governo do Pará entrega reforma do Hospital Municipal de Cumaru do Norte
- Bolsonaro deve comparecer à Polícia Federal para depor sobre suposta tentativa de golpe de estado
- Saiba como funciona o registro de pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro; desde 2000, Pará teve 649 nascimentos em anos bissextos
- Tucumã perde o pioneiro Ivo Dantas Neto, o fundador da Laticínios Ilda