Centenas de pessoas se reuniram nesta quarta-feira (29), para a audiência da CPI das ONGs em São Félix do Xingu, no sul do Pará. Cidadãos de diversos segmentos sociais e da política de Tucumã, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte e outras cidades da região de integração do Araguaia compareceram.
A audiência tem como principal objetivo apurar a influência e atuação de ONGs no processo que levou à dramática operação de desintrusão da Apyterewa, que é cercada de denúncias de truculência da Força Nacional, de onde centenas de famílias foram expulsas por determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do STF.
A audiência conta com a participação de vários senadores membros da CPI da ONGs, além de deputados estaduais e federais e vereadores. O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), e a presidente da câmara municipal, Adriana Torres (Solidariedade), acompanham a reunião no salão paroquial.
(Da Redação do Fato Regional. Reprodução proibida)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- ‘Indígenas estão sendo usados por organizações’, diz presidente da CPI das ONGs, em São Félix do Xingu
- Plano de Manejo da APA Triunfo do Xingu, em São Félix do Xingu, avança e terá documento final e cartilha em 2024
- Vice-presidente Alckimin confirma repasses de recomposição do FPM e perdas de ICMS para esta quinta-feira (30/11)
- Ministro Nunes Marques, do STF, suspende desintrusão da Apyterewa às vésperas de audiência da CPI das ONGs em São Félix do Xingu