segunda-feira, 6 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

VÍDEO: ‘Empresas extraem minérios, exportam e deixam buraco lá’, diz Lula ao defender investimentos na indústria de transformação

Na live presidencial 'Conversa com o presidente', Lula também defendeu a proteção da Amazônia e pesquisa econômica e social da floresta em pé, além de educação ambiental para crianças
Lula defendeu o diálogo com jovens e estudantes para compreender como construir um futuro para as próximas gerações (Foto: Reprodução / YouTube de Lula)

Na live presidencial “Conversa com o presidente” desta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil precisa de mais investimentos na indústria da transformação de minérios. Para ele, a indústria da Mineração está focada na extração e exportação do minérios. Enquanto isso, está perdendo oportunidades de gerar emprego e renda com outro segmento dessa cadeia.

“Estamos no século da independência econômica, social e cultural do Brasil. O Brasil é grande, não pode ser visto como pequeno. Nossos minérios precisam ser transformados aqui. É o que temos dito à União Europeia. Que os países europeus financiem as fábricas. As empresas tiram minério daqui, exportam e deixam buraco lá. Tem que fazer o emprego acontecer aqui na indústria da transformação”, comenta Lula.

Ainda na live presidencial semana, Lula lembrou que nos dias 8 e 9 de agosto haverá uma reunião de países da Amazônia em Belém, capital do Pará. Países com florestas, mesmo fora da Amazônia, devem ser convidados para levar ao debate do clima outras pautas para a próxima Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP), que será nos Emirados Árabes. Em 2025, a COP 30 será no Pará.

 

“A Amazônia é território soberano do Brasil. Precisamos saber como extrair riqueza científica e pesquisar como melhorar a vida dos povos que vivem na selva e sociedade da América do Sul. Dá pra gerar riqueza com a floresta em pé. O que a natureza nos deu é de todos. Se quiser madeira, plante. Temos 30, 40 milhões de hectares degradados que podem ser recuperados”, completou o presidente.

Ainda falando em Meio Ambiente, o presidente petista disse que os seres humanos são a única única espécie animal capaz de destruir o mundo que vive. “Não cuidamos nem do lixo do nosso bairro. Precisamos ser mais responsáveis. Por isso a questão ambiental precisa estar no currículo escolar. O mundo do futuro precisa apostar na criança para ser melhor”, comentou.

O Pará é um dos estados que aprovou, já pensando nas transformações pela COP 30, em currículo escolar na rede estadual de ensino com educação ambiental.


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)