quarta-feira, 12 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

VÍDEO: estudantes de Ourilândia do Norte participam do desfile cívico-militar de 7 de setembro

Os desfiles entraram pela noite e tiveram participação de cinco aldeias do povo indígena Kayapó, que recentemente ganharam novas escolas
Milhares de estudantes foram ás ruas de Ourilândia do Norte no resgate do tradicional desfile do Dia da Independência (Foto: Fato Regional)

Em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, o desfile cívico-militar do Dia da Independência entrou pela noite. Milhares de estudantes foram às ruas para marchar e resgatar a história do município. A população aproveitou para acompanhar os desfiles, que são uma tradição brasileira. O evento foi até a noite, passando por várias ruas do centro da cidade.

Dr. Júlio, a primeira-dama Danieli Dairel e o vice-prefeito Alessandro acompanham o desfile em Ourilândia do Norte (Foto: Fato Regional)

 

Vários indígenas das cinco aldeias da etnia Kayapó participaram do desfile, a convite do prefeito Dr. Júlio César (Avante), do vice-prefeito Alessandro (Avante) e do secretário municipal de Educação, professor doutor José Leite. Recentemente, a gestão inaugurou três escolas de educação indígena nas aldeias e tem feito uma aproximação cada vez maior dos povos originários em Ourilândia.

“Esse desfile, aqui em nosso município de Ourilândia do Norte, resgata a cultura e a memória de uma tradição que não pode ficar esquecida.
Temos, com muito orgulho e satisfação, a presença dos nossos estudantes indígenas. Resgatamos também a banda de fanfarra que estavam esquecida e fortalecemos. É um evento sobre patriotismo e pertencimento, que agora voltam a Ourilândia de vez”, declarou Dr. Júlio, que acompanhou os desfiles ao lado da esposa, Danieli Dairel.

O desfile cívico-militar de Ourilândia do Norte foi até a noite com a banda de fanfarra (Foto: Fato Regional)

 

Para o secretário José Leite, a presença massiva da população é um sinal positivo de que as reformas na educação estão dando resultado. ”
Ourilândia vive uma renovação na educação. Tivemos escolas reconstruídas, construídas e reformadas. O povo indígena voltou a ter paixão pela eduçcão com a inauguração de três novas escolas. Isso deixa nosso desfile muito maior. Agradecemos às famílias, aldeias, professores e alunos”, comentou.

O vice-prefeito Alessandro e o secretário municipal de Educação, José Leite, agradeceram a presença da população e sobretudo do estudantes indígenas do povo Kayapó (Foto: Fato Regional)

 

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!