sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Xinguara e Santana do Araguaia entram para o Mapa do Turismo Brasileiro

O sul do Pará agora conta com cinco municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, incluindo São Félix do Xingu, Conceição do Araguaia e Redenção. Em todo o Pará, são 36 cidades.
Xinguara segue no Mapa do Turismo Brasileiro, junto a outros municípios do Sul do Pará, como Santana do Araguaia e Conceição do Araguaia (Foto: David Alves / Agência Pará)

Os municípios de Xinguara e Santana do Araguaia, no sul do Pará, agora fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, como confirmam o Ministério do Turismo (Mtur) — que tem à frente o ministro paraense Celso Sabino — e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Agora o Pará conta com 36 municípios, de todas as 14 Regiões Turísticas do Pará, integrando o sistema. Também foram aprovadas as inclusões de Ponta de Pedras, Breves, Almeirim e Augusto Corrêa.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que ajuda o Mtur a desenvolver políticas públicas. A participação no Mapa indica que o município está organizado em termos de ferramentas de gestão voltadas ao turismo; apto a uma série de vantagens para o desenvolvimento de políticas públicas; e estímulo às áreas de infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas.

 “Estar no Mapa é o ponto de partida para os municípios atraírem mais turistas e impulsionar a economia local, e também a garantia ao acesso a recursos e financiamentos específicos para o desenvolvimento do turismo oferecidos pelo Ministério do Turismo”, afirma Para o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, que recomenda às prefeituras manter os cadastros atualizados.

Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, explica que a inclusão de um município no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro é importante para o aumento da visibilidade do município. “A inclusão no Mapa também permite um melhor planejamento e desenvolvimento das atividades turísticas, garantindo que sejam sustentáveis e benéficas tanto para os turistas quanto para a comunidade local”, destaca.

A praia do Porco, por ano, atrai cerca de 50 mil veranistas que buscam as belezas naturais de São Félix do Xingu, um dos cinco municípios do sul do Pará no Mapa do Turismo Brasileiro (Foto: Imagens Xingu)

Para integrar o Mapa, os municípios precisam cumprir requisitos obrigatórios de estruturação de gestão municipal:

  • comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de Turismo
  • comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo
  • possuir prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)
  • comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo ativa, como um conselho, fórum, comitê ou associação
  • apresentar termo de compromisso nos moldes do Ministério do Turismo
  • aderir, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo.

Atualmente, com a entrada de Santana do Araguaia e Xinguara — os cadastros foram feitos em setembro de 2023 —, a região sul do Pará conta com cinco municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, incluindo São Félix do Xingu, Conceição do Araguaia e Redenção.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!