segunda-feira, 20 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

‘Zap Fake’: quatro estelionatários são presos no Mato Grosso após aplicar golpes no Pará

Os golpes provocaram prejuízos de milhares de reais às vítimas. Investigações apontam que a quadrilha agia em outros estados também.
Farto material que incrimina os presos foi apreendido pela Polícia Civil na operação (Foto: Ascom PC)

Quatro pessoas foram presas, nesta quinta-feira (13), em Cuiabá (MT), por suspeita de aplicarem golpes no Pará e em outros estados do Brasil. Os suspeitos cometiam um estelionato chamado de “zap fake”. A operação “Illusion”, da Polícia Civil do Pará, também cumpriu sete mandados de busca e apreensão.

No golpe do “zap fake”, os criminosos criam perfis falsos e então, de diferentes formas (dependendo do alvo), abordam vítimas para extrair dinheiro. A operação contou com a Polícia Civil do Mato Grosso.

“Durante a ação, foram presos preventivamente quatro indiciados e sete mandados de buscas e apreensões domiciliares deferidos. As investigações apontam a prática de crimes de estelionato eletrônico e associação criminosa, os quais se passavam por parentes das vítimas ou pessoa conhecida e solicitavam transferências financeiras, via PIX” explicou o delegado-geral da PCPA, Walter Resende.

Pelas investigações, foram identificadas que entre os meses de março e agosto de 2022, foram registrados boletins de ocorrência que apontavam para o mesmo “modus operandi” de crimes que resultaram para as vítimas um prejuízo de pouco mais de R$ 87 mil. A delegada Vanessa Lee aponta que somente uma única vítima perdeu mais de R$ 28 mil.

Nas casas dos alvos da operação, foram apreendidos cartões bancários dos alvos e em nomes de terceiros, além de máquinas de cartões de crédito, chips telefônicos e aparelhos celulares. Tudo será periciado e poderá fornecer mais pistas nas investigações.

LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Nos siga no Facebook e no Instagram!