O Instituto Skala divulgou, nesta sexta-feira (4), sua última pesquisa sobre as Eleições 2024 em Tucumã, no Sul do Pará. Sob o registro PA-07462/2024 junto ao Tribunal Regional Eleitoral, o levantamento aponta uma ampla vantagem do atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Celso Lopes (União Brasil). No cenário estimulado, ele aparece com mais de 50% das intenções de voto e uma gestão com aprovação de 69,4%. Contando apenas votos válidos, a vantagem é maior.
A pesquisa do Instituto Skala entrevistou 405 eleitores, de diferentes perfis e setores de Tucumã, nos dias 1 e 2 de outubro. No cenário estimulado, no qual os entrevistados dizem em quem pensam em votar, Dr. Celso é mencionado por 53,4%. Em segundo lugar aparece Adelar (MDB), com 18,7%. Depois vêm Mendonça (PL), com 10,5%; Júnior Paragados (PT), com 1%; e Daniel Siade (Avante), com 0,8%. Outros 13,1% não souberam responder ou não opinaram, enquanto 2,5% disseram que pretendem anular o voto.
Somando apenas os votos válidos, excluindo votos brancos, nulos e de indecisos, a vantagem de Dr. Celso dispara com 63,3%. Adelar Pelegrini marca 22,2% e Mendonça fica com 12,4%. Júnior Paragados teria 1,2% e Daniel Siade 0,9%. A pesquisa de votos válidos é a que melhor representa o cenário de apuração final dos votos nas urnas.
Outro cenário analisado na pesquisa Skala foi de percepção do possível resultado das eleições, independente da intenção de voto. Para 61,5% dos eleitores, Dr. Celso vai vencer o pleito. Outros 15,3% acreditam na vitória de Adelar. A vitória, para 5% pode ser de Mendonça. Daniel Siade e Junior Paragados nem foram mencionados. Dos entrevistados, 17% ainda não sabem e 1,2% não opinaram.
O nível de confiança da pesquisa Skala PA-07462/2024 é de 95%, com uma margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Ventanias voltam a provocar estragos e falta de energia em Ourilândia, Redenção, São Félix do Xingu, Xinguara e Água Azul do Norte
- Pará entra em ‘Lei Seca’ a partir de 0h de domingo (6), dia das Eleições Municipais
- Ossada humana é encontrada na PA-287, em Redenção
- Brasil tem a menor taxa de desemprego desde 2014; 102,5 milhões estão trabalhando e renda média cresceu
- Ministro da Fazenda fala sobre medidas de controle de bets: ‘Hora de colocar ordem nisso’
- VÍDEO: Motociclista ‘amostradinho’ de Redenção sextou com dor ao bater em caminhão após manobra perigosa
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!