O Instituto Skala divulgou, nesta sexta-feira (4), sua última pesquisa sobre o cenário eleitoral em Xinguara, no Sul do Pará. Seguindo a tendência de outros levantamentos já realizados no município, Osvaldinho (MDB) segue como favorito para voltar a governar o município, com mais intenções de voto em todas as modalidades e cenários propostos. O registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral é o PA-00562/2024.
Foram entrevistadas 430 pessoas, de forma individual e presencial. A pesquisa Skala possui uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais (para mais ou para menos) e um nível de confiança de 95%, como consta no espelho do registro. A coleta de dados ocorreu entre os dias 2 e 3 de outubro, em vários setores de Xinguara, e com diferentes perfis de eleitores entrevistados.
Na modalidade estimulada, na qual os entrevistados são apresentados aos candidatos que disputam a prefeitura de Xinguara, Osvaldinho lidera com 49,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, Dr. Moacir (União Brasil) aparece com 25,2%. Enric Lauriano (PL) foi mencionado por 18,2%. Para 2,7% dos entrevistados, não havia nenhuma opção de voto. Outros 4,3% não souberam ou não quiseram responder.
Na questão sobre rejeição — candidato em quem os eleitores entrevistados não votariam de jeito nenhum —, a pesquisa Skala aponta que Osvaldinho apresenta o menor índice, com apenas 6,5% das menções. A maior rejeição foi do atual prefeito, Dr. Moacir, com 30%. A segunda maior rejeição é de Enric Lauriano, com 10%.
Por fim, a Skala analisou a impressão dos eleitores sobre o cenário eleitoral, perguntando quem acreditam que vai vencer, independentemente da intenção de voto. E 52,6% dos entrevistados apontaram Osvaldinho como o provável vencedor, seguido por Dr. Moacir, com 13,4%, e Enric Lauriano com 12,7%. Outros 18% não souberam responder e 3,3% não opinaram.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Cacau de Tucumã mantém preço estável frente à desvalorização nacional, neste começo de outubro; veja as cotações
- Presidente do TSE convoca população para votar no domingo e pede tolerância: ‘Diferenças que nos enriquecem’
- Pesquisa Skala aponta vitória de Dr. Celso em Tucumã, com ampla vantagem em votos válidos e gestão com alto índice de aprovação
- Ventanias voltam a provocar estragos e falta de energia em Ourilândia, Redenção, São Félix do Xingu, Xinguara e Água Azul do Norte
- Pará entra em ‘Lei Seca’ a partir de 0h de domingo (6), dia das Eleições Municipais
- Ossada humana é encontrada na PA-287, em Redenção
- Brasil tem a menor taxa de desemprego desde 2014; 102,5 milhões estão trabalhando e renda média cresceu
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!