A Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte iniciou, na noite desta quarta-feira (19), a Jornada Pedagógica 2025. São três dias de oficinas, palestras e cursos que vão preparar os profissionais para conquistar as novas metas da premiada educação pública ourilandense, que muda de “Educação 5.0” para “Educação 5S”, programa instituído pelo secretário professor doutor José Leite e com total apoio do prefeito Dr. Júlio e vice Alessandro.

“Iniciando 2025, não mais na ‘Educação 5.0’ e sim ‘Educação 5s’, nesta jornada pedagógica, com a escola no coração, para tornar a educação de Ourilândia em uma política pública referência. Começamos com uma noite especial, de reconhecimento dos trabalhos e projetos com os selos de cada escola, como escola antirracista, escola alfabetizadora, entre outros”, disse o secretário José Leite.
A abertura ocorreu às 18h30, na escola municipal Deilton Dias da Silva. O tema da Jornada Pedagógica 2025 é “Dialogar para potencializar o desenvolvimento integral do aluno”. Um dos destaques da programação, que vai até esta sexta (21), é a professora mestre Maria Medeiros, que é especialista, mentora e consultora em gestão e avaliação da educação pública, com mais de 20 anos de experiência. Também foi secretária estadual de Educação de Pernambuco, uma referência em educação integral, formato que será implantado nas escolas Madre Carolina Friess e na Creche Jerônimo Cabral.
Para o secretário José Leite, uma das metas da Jornada Pedagógica 2025 é tornar a “Educação 5S” em uma referência de política pública no Pará. E, após receber o Selo Ouro pelo Compromisso Nacional pela Alfabetização, do Ministério da Educação, é que ainda neste ano Ourilândia tenha índice de analfabetismo zero dentro do indicador idade-série adequado.

“O Selo Ouro foi uma conquista coletiva dos servidores da Educação de Ourilândia e resultado dos investimentos e confiança do prefeito Dr. Júlio, do vice Alessandro e dos vereadores da Câmara Municipal. Agradeço muito a todos por essa conquista. E para avançar, vamos criar o cargo de Assistente de Alfabetização e apresentamos um projeto de lei para bonificação dos professores alfabetizadores que baterem as metas”, completou José Leite.

A educação pública é uma das prioridades da gestão de Dr. Júlio e Alessandro, que já foi marcada por várias vitórias nos últimos 4 anos, com premiações estaduais e nacionais, tanto em competições em educação quanto com o prêmio Selo Ouro, do Compromisso Nacional da Educação, do Governo Federal. Recentemente, o prefeito também reconheceu os professores da rede municipal e concedeu um reajuste de 6,57%.
Deusiane Soares, diretora de Planejamento e Avaliação Educacional de Ourilândia do Norte, reforçou a importância da Jornada Pedagógica 2025 como um momento de compartilhamento de conhecimentos e troca de experiências. “É muito especial. Começamos reconhecendo professores e escolas com práticas exitosas e a jornada continua com oficinas, palestras e formação para servidores de diferentes segmentos da educação”, observou.

Sônia Pimenta, diretora da escola Deilton Dias da Silva, com orgulho, mostrou ter conquistado seis dos oito selos de melhores práticas estabelecidas pela Semed. “Cada selo, incluindo o Selo Ouro, do Ministério da Educação, sempre são conquistas conjuntas, feitas por todos os colaboradores, que contam com o apoio da secretaria. Falta receber só mais dois selos para nossa escola e nossos 77 servidores vão bater essa meta ainda este ano”, disse.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Tempestade deixa partes de Sapucaia, Xinguara, Água Azul do Norte e Canaã dos Carajás sem energia
- Famep aciona o Ministério dos Transportes e cobra pavimentação da Transamazônica
- Bueiro rompe no km 164 da BR-155, em Sapucaia, e abre cratera na pista
- Comitiva da Prefeitura de Tucumã vai a Medicilândia para estudos sobre verticalização da produção de cacau
- PGR denuncia Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas ao STF por tentativa de golpe
- Sessão ordinária da Câmara de Tucumã tem indicações de Chicão Ciclone em esporte, saúde e saneamento
- Alepa aprova lei sobre Cordão de Girassol para identificar pessoas com TEA, TDAH e fobias
- Em Brasília, prefeito Osvaldinho e secretária Janaína buscam recursos para Xinguara com deputados
- Acidentes com postes aumentaram 15% entre 2023 e 2024; municípios do Sul e Sudeste do Pará preocupam
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!