Prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, se torna diretor Regional Norte da Associação dos Municípios Mineradores

A nova diretoria, eleita nesta terça-feira (8), representa um marco para a Amig, que reúne líderes de municípios mineradores para discutir questões estratégicas sobre mineração e desenvolvimento regional. A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, foi eleita vice-presidente.
Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas e membro diretor da Amig (Foto: Reprodução / Instagram @aurelio_goiano)

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig Brasil), nesta terça-feira (8), elegeu a nova diretoria da entidade. A eleição ocorreu durante a 59ª Assembleia Geral, em Brasília. O prefeito de Parauapebas, Sudeste do Pará, Aurélio Goiano (Avante), foi eleito diretor Regional Norte. A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), é a nova vice-presidente.

A nova diretoria representa um marco para a Amig, reunindo mais gestores de municípios do Pará, onde está localizada a maior província mineral do planeta. O cargo assumido por Aurélio Goiano é novo e reforça o compromisso da entidade em ter mais representatividade de outros municípios onde a mineração é um dos principais setores da economia.

Já para iniciar os trabalhos, os novos diretores lançaram uma campanha uma campanha institucional sobre as dívidas das mineradoras com os municípios, respaldada por relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU). O evento também incluiu debates sobre a Reforma Tributária, com a participação de parlamentares e aprovação de mudanças no estatuto da Amig.

A nova diretoria da Amig, que tem além de Aurélio Goiano como diretor Regional Norte, a prefeita Josemira Gadelha como vice-presidente (Foto: Ana Freitas / Ascom PMP)

Como diretor Regional Norte, Aurélio Goiano será responsável por representar os interesses dos municípios mineradores da região norte do país. Sua atuação incluirá articulações com lideranças políticas e técnicas para avançar em pautas como a fiscalização da atividade minerária, a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e a implementação de políticas públicas para as cidades impactadas pela mineração.

“É uma honra e uma grande responsabilidade assumir a Diretoria Regional Norte da AMIG Brasil. Parauapebas, como um polo importante da mineração, tem muito a contribuir para o debate nacional e para buscar soluções que beneficiem todos os municípios mineradores da nossa região. Trabalharemos incansavelmente para fortalecer nossa representatividade e garantir que as demandas do Norte sejam ouvidas”, declarou Aurélio Goiano.

Os participantes da Assembleia prepararam pautas para uma reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, e discutiram estratégias para a VI edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, programada para agosto. Entre os temas prioritários estão a regulamentação da CFEM, problemas técnicos nos sistemas da ANM e acordos de cooperação técnica entre municípios e a agência.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Ascom PMP)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais