Vice-prefeito Rafael da Saúde participa da abertura do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Tucumã

Encontro reúne poder público, entidades e jovens para fortalecer políticas voltadas à infância e à adolescência no município.
O vice-prefeito de Tucumã, Rafael da Saúde, destacou a importância do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef como etapa essencial para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do município. (Imagem/Reprodução)

O vice-prefeito de Tucumã, Rafael da Saúde (PP), participou, nesta segunda-feira (12), da abertura do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado no município, no sul do Pará.

O evento marcou um importante momento de diálogo entre governo e comunidade, com foco na construção e fortalecimento de ações que assegurem os direitos e um futuro melhor para crianças e adolescentes.

Durante sua fala, o vice-prefeito destacou o compromisso da gestão municipal com a infância e juventude.

“Esse fórum é muito importante porque é uma das etapas para que o município adquira o Selo Unicef. Estamos tratando de algo inegociável: a garantia dos direitos e um futuro melhor às crianças e aos adolescentes do nosso município. Um forte abraço a cada um de vocês”, afirmou Rafael da Saúde.

Público acompanha o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Tucumã, que reuniu representantes do governo, instituições, organizações sociais e jovens para debater ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. (Imagem/Reprodução)

A articuladora do Selo Unicef 2025–2028, Adriana Aparecida, ressaltou que o fórum é um espaço de escuta e planejamento participativo.

“No fórum podemos fazer as discussões sobre educação, saúde, nutrição, meio ambiente, racismo, ética e cidadania, para que eles possam colocar quais são as dificuldades e fazer a mudança das políticas públicas já efetivadas no nosso município”, explicou.

Também participaram representantes de diversas instituições e organizações locais. A conselheira Sandra Cristina, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), destacou o envolvimento da sociedade civil.

“Estivemos reunidos com as ONGs do município, do Nuca e outros adolescentes das instituições da Casa de Misericórdia, Estação Conhecimento e de algumas escolas, representando, assim, todas as crianças e adolescentes de Tucumã”, afirmou.

Roda de conversas durante o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Tucumã promoveu a troca de ideias entre gestores, educadores e jovens sobre os desafios e soluções para garantir os direitos de crianças e adolescentes. (Imagem/Reprodução)

O psicólogo Jean Carlos reforçou a importância da escuta ativa dos jovens.

“A participação infantojuvenil nesses espaços é essencial, porque não é possível construir políticas públicas para atender crianças e adolescentes sem a presença deles como protagonistas”, observou.

O Fórum Comunitário do Selo Unicef é uma das etapas do processo de certificação que reconhece o empenho dos municípios brasileiros em garantir os direitos da infância e da adolescência.

Mesa de debates do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef reuniu autoridades municipais e representantes de instituições para discutir políticas públicas voltadas à infância e à adolescência em Tucumã. (Imagem/Reprodução)

O que é o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que estimula os municípios a desenvolver e aprimorar políticas públicas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

A certificação é concedida aos municípios que alcançam metas de melhoria nos indicadores sociais, fortalecendo a participação comunitária e o protagonismo juvenil.


(Da Redação do Fato Regional)

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais