Em agenda diplomática para debater possíveis parcerias entre o Governo do Pará e a Noruega, o governador Helder Barbalho e o embaixador do país nórdico no Brasil, Nils Martin Gunneng, estiveram reunidos na sexta-feira (13), no Palácio dos Despachos, sede do Poder Executivo Estadual, em Belém. A pauta principal da reunião foi o mapeamento de possíveis ações conjuntas para preservação da floresta amazônica.
Na oportunidade, o governador Helder Barbalho afirmou que a parceria institucional do Pará com países interessados na preservação da Amazônia é uma ação estratégica do Governo para avançar na arrecadação de recursos que permitam a mobilização para a conservação do meio ambiente e valorização da floretas como um ativo.
Durante a reunião, Helder Barbalho destacou que o Pará está alocando R$ 92 milhões em recursos oriundos da Lava-Jato para ser utilizado em ações que reduzam o desmatamento ilegal no Estado.
“Essa é uma demonstração pública que estamos empenhados. Também estamos buscando outras fontes de recursos para expandir nossas ações”, pontuou o governador do Pará.
O embaixador Nils Martin Gunneng ressaltou que a Noruega está comprometida com o Meio Ambiente e em combater a crise climática. Gunneng defende o conceito de gestão sustentável dos recursos, enfatizando a parceria entre setor público, academia, e setor privado.
Fonte: Agência Pará
Fotos: Bruno Cecim / Ag. Pará