A Prefeitura Municipal de Tucumã, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em nota, esclarece que tem prestado atendimento as pessoas em situação de rua que porventura são encontrados no município. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS tem feito seu trabalho de abordagem social, o qual se constitui em um processo planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social, pautada nos princípios: I – Promoção e garantia da cidadania e dos direitos humanos; II – Respeito à dignidade do ser humano, sujeito de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais; III – Direito ao usufruto, permanência, acolhida e inserção na cidade; IV – Não discriminação por motivo de gênero, orientação sexual, origem étnica ou social, nacionalidade, atuação profissional, religião, faixa etária e situação migratória; V – Supressão de todo e qualquer ato violento e ação vexatória, inclusive os estigmas negativos e preconceitos sociais em relação à população em situação de rua.
Esclarece ainda que diante da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) relacionada à pandemia de Coronavírus, Covid-19 tem intensificado sua atuação, pautada segundo a Política Nacional Para a População de Rua, e que NÃO PODE EXPULSÁ-LAS, mas ORIENTÁ-LAS, SENSIBILIZÁ-LAS e CONVIDÁ-LAS a sair da situação na qual se encontram.
Por fim, informamos que é Fake News. É falsa a notícia de que a Prefeitura Municipal de Tucumã nada tem feito em relação às pessoas em situação de rua ou alcoolizadas encontradas no entorno do Terminal Rodoviário de Tucumã. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem trabalhado sim, e de acordo com as normas já explicadas.
Com informações SMDS/Informativo