terça-feira, 30 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Jucepa vai percorrer o Pará para divulgar a Redesim a gestores municipais

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios visa desburocratizar procedimentos ligados à abertura, registro, regularização e fechamento de empresas no Pará
Foto: Bruno Cecim / Agência Pará

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) lança o projeto Jucepa Itinerante – Integrando os Novos Gestores Municipais à Redesim. É um trabalho para percorrer 32 municípios que compõem as 12 regiões de integração do Estado, para divulgar a importância da integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim, lei federal nº 11.598/2007). A sensibilização será com os novos gestores municipais, para difundir melhorias no ambiente de negócios no estado do Pará.

A Jucepa tem empreendido, desde 2014, políticas de melhorias e transformação digital de seus serviços, para desburocratizar e modernizar os processos de constituição, alteração e baixa de empresas em todo o Pará. Dessa forma, fortalecendo a integração dos entes federais, estaduais e municipais que compõem a Redesim.

O projeto deve promover seminários, palestras, minicursos e visitas técnicas na Regional do Guajará, nas regiões do Tocantins, Marajó, Guamá, Caeté, Rio Capim, Carajás, Lago de Tucuruí, Araguaia, Xingu, Baixo Amazonas e Tapajós, para capacitar e viabilizar a transformação digital de serviços dos órgãos da Redesim e, consequentemente, a integração de todos os 144 municípios do Estado, no Sistema Integrador Pará.

“Só conseguiremos atingir a meta de ter um estado 100 % integralizado, na medida em que os municípios, por parte dos seus gestores, assimilam e participam do processo, com a certeza de que a implantação resulta em um trabalho rápido e eficiente”, explica a presidente da Jucepa, Cilene Sabino.

A Jucepa Itinerante contará com a parceria do Sebrae-PA, CRC-PA, Sistema OCB-PA, Sescon-PA, TCE-PA, TCM-PA, DPA, CBMPA, Sedap, Iterpa, Seaster, RFB, Sefa, Codec, Semas, Defensoria Pública e Anoreg, além dos membros do colegiado de vogais da Jucepa, que representam as seguintes instituições: União, Fampep, CRA-PA, Fecomércio-PA, ACP-PA, Fiepa, Corecon-PA, Faepa, OAB-PA, CRC-PA e FCDL.


“A parceria entre a Jucepa e Sedeme, bem como com os demais órgãos envolvidos e a integração de todo o nosso vasto Estado neste projeto, resultará em mais rapidez e eficiência na abertura de empresas no Pará, o que propiciará a criação de uma quantidade maior de postos de trabalho e também geração de renda para a população do interior do nosso Estado”, afirma o secretário interino da Sedeme, Carlos Ledo.

(Fonte: Agência Pará, com edição de Victor Furtado, da Redação Fato Regional)