Em Santarém, oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é um dos hospitais de referência para o tratamento de pessoas com câncer. De acordo com o perfil epidemiológico da instituição, em 2008, mais de 20% dos casos atendidos envolvem pacientes em tratamento pela doença.
Em 2020, foram realizadas 18.422 consultas oncológicas, 594 cirurgias oncológicas, 11.705 sessões de quimioterapia e 30.267 sessões de radioterapia. Para chamar a atenção para a doença e tentar reduzir o número de mortes, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), criou, em 2005, o Dia Mundial do Câncer, lembrado no dia 4 de fevereiro.
Entre os anos de 2017 e 2020, o hospital tratou 1.960 casos da doença. Entre os principais tipos de câncer atendidos em adultos são: cânceres de mama, de próstata, colo uterino e estômago. Já em crianças o tipo mais comum é a leucemia.
Em tratamento contra um câncer de mama, Maria Elza Corrêa da Silva, de 41 anos, revela como descobriu a doença e alerta a todos sobre a prevenção.
“Eu senti primeiro um nódulo no meu seio, depois fui pegar algo no meu armário e senti uma dor muito forte. Iniciei os exames e o médico diagnosticou a doença. Eu sempre fui muito sedentária, não tive atenção adequada com meu corpo, então digo para as pessoas: busquem uma vida saudável para nunca precisar tratar um câncer, pois é muito difícil”, conta a paciente.
Com Informações da Agência Pará