sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Guiné vive novo surto de ebola desde última crise em 2013

Pelo menos três mortes já forma confirmadas como sendo pela doença
Imagens do surto de ebola de 2013, que se estendeu até 2016. (Foto: Ikram N’gadi/ European Commission DG ECHO, 2014)

A Guiné declarou estar vivendo um novo surto de ebola. Pelo menos três mortes já foram confirmadas e quatro pessoas estão doentes no sudeste do país. Esta é a primeira vez que a doença reaparece desde o pior surto de ebola no mundo, entre 2013 e 2016.

Os sete pacientes manifestaram sintomas como diarreia, vômitos e sangramentos após participarem de um velório na subprefeitura de Goueke. As pessoas doentes foram isoladas em centros de tratamento, como informou o órgão nacional de saúde da Guiné.

No dia 1º de fevereiro uma pessoa pode ter morrido por ebola, mas o país ainda não confirmou a morte dela. Era uma enfermeira num centro de saúde local e morreu sem informação específica sobre a causa da morte.


O surto de ebola registrado entre 2013 e 2016 na África Ocidental começou em Nzerekore. A proximidade às movimentadas fronteiras dificultou os esforços para conter o vírus. No total, a doença matou pelo menos 11.300 pessoas, sendo a maior parte dos casos identificados na Guiné, na Libéria e em Sierra Leoa.

(Fonte: Agência Brasil, com informações da Reuters e edição da Redação Fato Regional)