Com 57% de incremento, o Pará apresentou o maior crescimento no País no consumo nas classes C e D, no mês de julho, em relação a junho, entre os 12 estados analisados pela pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O levantamento, realizado mensalmente e com objetivo de traçar o perfil do consumidor das classes C e D, apontou uma elevação média no Brasil de 5% no mesmo período avaliado.
No Pará, as maiores altas foram nos setores Drogaria e Farmácia (91%), Prestadores de Serviços (72%), Lojas de Artigos Diversos (62%), Serviços (52%), Supermercado (43%), Combustível (38%), Rede Online (31%) e Restaurante (30%). O único setor que apresentou queda foi o de Telecomunicações, de 5% nos gastos.
Observando o cenário brasileiro em geral, quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado total foram Norte e Nordeste, com aumento de 23,5% e 8,5%, respectivamente. O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil de consumo das classes C e D.
Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses. “Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz.
Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo nacional foram Rede Online (8%), Transportes (7%), Restaurantes (6%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (5%) e Combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com Diversão e Entretenimento (-8%).
O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.
Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento.
Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores Rede Online (9%), Transporte (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Combustível (2%). Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica.
Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no endereço: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Jul21_Estados.pdf
Fonte: Blog Zé Dudu
Foto: Divulgação