Especialistas indicam que o principal caminho para fim da pandemia de covid-19 seria um novo tipo de vacina que evita até a infecção pela doença: uma vacina em spray, aplicada diretamente no nariz, como um spray nasal.
Com o aumento gradativo de casos em todo o país, estudiosos apontam que são necessários dois avanços principais para acabar com a pandemia: criar vacinas que funcionem contra todas as variantes do vírus e uma vacina nasal.
O laboratório de Jorge Kalil no Instituto do Coração, em São Paulo, assim como outros grupos pelo mundo estão em busca de uma vacina que ataque o vírus logo de cara, impedindo que ele se multiplique. Desta forma, a pessoa vacinada não se contamina e nem dá tempo de transmitir o vírus, o que encerraria a pandemia: “Você elimina o vírus na entrada, porque as pessoas mesmo vacinadas atualmente podem ainda infectar o nariz e distribuir o vírus para várias outras pessoas”, explica Kalil.
Porém, o especialista destaca que enquanto a nova geração de vacinas não chega, as vacinas atuais ainda são nossa melhor defesa contra a covid, mesmo que possuam algumas limitações. A epidemiologista Denise Garrett destaca que “É um momento de cautela. E, nesse sentido, uso de máscara. Máscara em ambiente fechado, máscara em transporte coletivo. Não é hora de abandonar todas essas medidas de uma vez. Queremos, sim, voltar com a nossa vida, mas temos que usar de cautela”, diz.
Com informações do G1