O dia 10 de julho é considerado o Dia Nacional da Pizza. O alimento é uma paixão mundial e em cada país há algumas variações, apesar da tradição ser italiana. No Brasil, uma das características mais marcantes é a invenção de diversos sabores inusitados, como sushi, estrogonofe, pizzas doces e receitas com ingredientes e referências à culinária nacional.
Na região da PA-279, no sul do Pará, os consumidores são mais tradicionalistas, como aponta Lucas Santos Liberato, um dos sócios-proprietários da rede de pizzarias Al Forno. Há unidades em Ourilândia do Norte, Tucumã e, mais recentemente, em São Félix do Xingu. No Dia da Pizza, o empresário contou um pouco sobre a história por traz das pizzas da família.
Lucas explica que tudo começou com o pai, o seu Aguinaldo. Ele morou por 11 anos nos Estados Unidos, após perder o pai dele (avô de Lucas). Num dos empregos que teve, trabalhou numa padaria de uma família tradicional italiana. Lá, aprendeu a fazer a massa de pizza que foi aperfeiçoada e se tornou a base das pizzas da Al Forno.
Dos Estados Unidos para Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu
A família começou alguns negócios nos Estados Unidos, mas eventualmente acabaram voltando para o Brasil. No Pará, trabalharam em vários segmentos empresariais. Nem tudo deu tão certo. Seguiram com espírito empreendedor e em 2008 surgiu um convite: abrir uma pizzaria vinculada a uma rede de supermercados da região da PA-279.
“Essa sociedade com o supermercado também acabou não dando tão certo. Não tínhamos todo o conhecimento que temos hoje. Em 2020, voltamos a abrir uma pizzaria, mas dessa vez nossa, com a nossa identidade e nosso jeito. Começamos com Tucumã, fomos para Ourilândia do Norte e há 30 dias abrimos a unidade de São Félix do Xingu. Dessa vez estouramos!”, conta Lucas.
Desde então, as receitas da rede de pizzarias Al Forno foram aprimoradas. As massas são mais finas, artesanais naturais e com molho de tomate caseiro. Tudo foram as bases das receitas aprendidas por seu Aguinaldo na panificadora italiana dos Estados Unidos. Dois sabores exclusivos foram feitos e estão entre os mais vendidos: Philadelphia e Pantaneira (que leva carne seca, bacon e banana da terra).
Pizza boa, na avaliação de Lucas, é a que usa ingredientes frescos, de qualidade, com massa leve. E importante: precisa sair rápido e bem quente. Com 15 minutos, garante ele, é possível entregar uma pizza com sabor capaz de agradar aos paladares mais exigentes.
Após 3 anos de atuação, Lucas afirma que os sabores mais tradicionais, como calabresa e frango com catupiry, acabam sendo os mais vendidos. Mas no dia da pizza, recomenda experimentar coisas novas. E convida para a rede de pizzarias Al Forno. “Experimentar pizzas é descobrir delícias que vão além do sabor. Visite sua pizzaria favorita no Dia da Pizza!”, concluiu.
Leia mais, no Fato Regional:
- Produtores de cacau do Pará devem ficar alertas à monilíase; entenda o que é a doença que pode afetar 100% da produção
- De Curuçá para Ourilândia do Norte: YouTuber conta em vídeo a mudança de vida para a ‘Terra do Ouro’ do Pará
- Casal de Ourilândia do Norte larga tudo e viaja o Brasil em uma Kombi; objetivo é chegar à Argentina
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
Nos siga no Facebook e no Instagram!