Trabalhadores rurais do sul do Pará podem receber, até o final deste ano, recursos para aquisição de terras e despesas imobiliárias. O benefício será para 316 famílias dos municípios de Itupiranga, Jacundá, Marabá, Parauapebas e Piçarra. A ação é fruto de um termo de cooperação técnica entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Governo do Estado e Governo Federal.
Trata-se de um crédito especial para aquisição de terras e cobertura de despesas imobiliárias. As famílias foram mapeadas como sem-terra ou com área insuficiente para subsistência, cultivos e moradia. Os projetos elaborados pela Emater desses cinco municípios foram encaminhados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF – Terra Brasil), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Cada família deve receber cerca de R$ 184 mil. O total de recursos é estimado em mais de R$ 58 milhões do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (Banco da Terra), com liberação pelo Banco do Brasil (BB). Os contratos individuais datam de prazo de 25 anos e oferecem carência de três anos, além de subsídios, como desconto-pontualidade, que pode chegar a 40%.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Programa de escolas cívico-militares criado por Bolsonaro será encerrado; Pará tem 5 unidades na rede estadual
- Expotuor 2023: conheça Maíra Carvalho, candidata a Rainha do maior evento do Agro de Tucumã e Ourilândia do Norte
- Adolescente é apreendido após confronto armado com pai e padrasto no centro de Xinguara, no sul do Pará
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Nos siga no Facebook e no Instagram!