O centro de Tucumã, no sul do Pará, se tornou palco da 12ª Cavalgada Ruralista neste domingo (6). O evento foi o lançamento oficial da Expotuor 2023, feira agropecuária de Tucumã e Ourilândia do Norte, que começa na quarta-feira (9). Uma multidão preencheu as ruas com comitivas de cavaleiros e animais diversos. Prefeitos da região e parlamentares participaram e elogiaram a preservação das tradições do campo.
A cavalgada começou às 7h30, saindo da avenida Balata. Os cavaleiros passaram por várias ruas de Tucumã, que já vêm sendo reformadas na gestão do prefeito Dr. Celso, e encerraram no parque de exposições Sebastião Pé de Cobra. A narração novamente foi do radialista Sandro Ribeiro, o “Cowboy do Rádio”.
A Expotuor é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte (SRTO). O evento conta com apoio direto do Governo do Pará e das prefeituras dos dois municípios. O prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes (PSDB), esteve presente e reforçou que a gestão apoia a feira e a agropecuária regional.
“É uma das maiores feiras agropecuárias do sul do estado e só tem crescido ano após ano. Superou as expectativas, sendo muito maior do que ano passado. Quero agradecer o apoio do governador Helder Barbalho ao evento e também de parlamentares como o deputado federal Joaquim Passarinho e os estaduais Torrinho, Cilene Couto e Aveilton”, disse Dr. Celso.
Para o presidente do SRTO, Francival Cassiano, é muito importante ter representantes do poder público presentes nos eventos da Expotuor e apoiando a agropecuária do sul do Pará.
“Só tenho a agradecer pelo apoio de todos e convidar para a Expotuor 2023, que começa na quarta-feira, dia 9, com uma extensa programação. Fiquei feliz em receber o prefeito Dr. Celso, que sempre está presente e perguntando o que pode ser feito pelo produtor rural, e nossos deputados Joaquim Passarinho e Aveilton”, declarou.
“Surpreende pela organização e participação das comitivas e pessoas nas ruas. É uma tradição que se forma. Parabéns ao Francival, aos prefeitos Dr. Celso e Dr. Júlio e ao trabalhador rural que movimenta a economia. Esse é resultado de uma construção de muitas mãos”, disse o deputado federal Joaquim Passarinho (PL).
O deputado Aveilton Souza (PL) também parabenizou o evento. “Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), estamos trabalhando para beneficiar e fortalecer o agronegócio e o produtor rural, que são nossos parceiros”, concluiu.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- 40 mil produtores do Pará serão beneficiados no lançamento do Cadastro Ambiental Rural Automatizado (CAR 2.0)
- Singapura: carne brasileira tem novo mercado aberto para exportação
- São Félix do Xingu tem maior rebanho bovino do Brasil e alta cobertura vacinal contra doenças
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)