O número de cabeças de gado no Brasil chegou a 234,4 milhões. Com isso, o rebanho é maior que a população brasileira, que é de 203 milhões de habitantes. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando uma média de 1,15 boi para cada pessoa.
Na pesquisa do IBGE, o rebanho bovino cresceu em todas as Grandes Regiões em 2022. Mato Grosso lidera com 34,2 milhões de cabeças, ou 14,6% do efetivo nacional. Em seguida veio o Pará, com 24,8 milhões de cabeças de gado (10,6%) ultrapassando Goiás, com rebanho de 24,3 milhões (10,4%).
No ranking municipal, São Félix do Xingu, no sul do Pará, tem o maior rebanho do Brasil, com mais de 2,5 milhões de cabeças de gado. Outros municípios paraenses estão entre os cinco maiores produtores: Novo Repartimento, em 4º lugar, com um pouco mais de 1,3 milhão de cabeças de gado; e Marabá em 5º lugar, com 1,3 milhão.
O valor de produção de todos os produtos pecuários levantados na pesquisa, incluindo os da aquicultura, chegou a R$116,3 bilhões, significando um aumento de 17,5% em todo o país. A produção de leite concentrou 68,8% deste valor, seguida pela produção de ovos de galinha (22,4%).
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Deputado Joaquim Passarinho critica decisão do STF sobre Marco Temporal das Terras Indígenas; bancada ruralista organiza reação no Congresso Nacional
- Vereador que sugeriu cura do autismo ‘na chibata’ é investigado pela Polícia Civil do Ceará
- ‘Droga Zumbi’: vídeo mostra pessoas dopadas em ‘cracolândia’ dos EUA