quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Comissão de Direitos Humanos da Alepa deve visitar a Apyterewa, em São Félix do Xingu

O senador Beto Faro garantiu apoio da bancada federal do Pará na busca por uma solução que não cause sofrimento às quase 2 mil famílias que vivem na área, durante o cumprimento da decisão judicial que determina a desinstrusão da Apyterewa
O senador Beto Faro garantiu que o deputado Bordalo e a comissão de Direitos Humanos da Alepa vão se juntar aos esforços da bancada federal para buscar soluções para as famílias da Apyterewa (Foto: Assessoria de Comunicação de Torrinho)

Representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) devem visitar a Apyterewa, em São Félix do Xingu, na próxima semana. O senador Beto Faro (PT) confirmou a informação após uma reunião com o deputado estadual Torrinho Torres (Podemos). O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão, deve participar da visita às quase 2 mil famílias que estão sendo expulsas no processo de desintrusão que deve ser concluído até 31 de outubro.

Na reunião com Beto Faro, estiveram presentes também os deputados estaduais Aveilton Souza (PL), Ivanaldo Braz (PDT) e Elias Santiago (PT). O senador reconheceu que as famílias que habitam a área há cerca de 40 anos não podem ser retiradas sem garantias de direitos, como locais para assentamento a quem tem direito aos benefícios de programa de reforma agrária ou indenizações para pessoas com outros perfis socioeconômicos.

“Por determinação judicial, está ocorrendo esse processo de desintrusão, como já ocorreu na terra Alto Rio Guamá, que foi uma situação bem complexa e que logo vai ocorrer em Cachoeira Seca. Nosso governo federal, nosso governador Helder Barbalho e nossa bancada federal têm sensibilidade de que uma decisão judicial deve ser cumprida, mas não de qualquer jeito, algo que pode acabar virando um conflito. As pessoas precisam de garantias de como seguir a vida”, disse Beto Faro.

O senador disse que já está em contato com o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, para buscar saídas com menos sofrimento para a situação na Apyterewa. “O povo de boa-fé precisa de sensibilidade e paz para essa desintrusão ocorrer, já que estavam lá antes de a reserva indigena ser decretada. Nesta e na próxima semana ainda devemos ter muitas conversas para buscar soluções para esse problema”, concluiu Faro.

O Fato Regional segue acompanhando todos os eventos e discussões sobre a Extensão Apyterewa, tanto no Pará quanto em Brasília. Acompanhe!

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!