As festividades de aniversário de Santana do Araguaia, no sul do Pará, foram adiadas. O prefeito Eduardo Alves Conti (MDB) — o Eduardo da Machado — fez o anúncio pelas redes sociais e explicou: devido à crise econômica dos municípios e estados, a prefeitura optou por focar os recursos a obras que são prioridade para a cidade, além de manter as folhas de pagamento em dia. No entanto, levantou a possibilidade de que os festejos ocorram no final do ano.
Santana do Araguaia faz aniversário no dia 7 de novembro e é feriado municipal. Eduardo explicou que a cidade, assim como vários outros municípios, vem sofrendo com a queda na arrecadação de impostos e teve repasses menores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O presidente Lula (PT) já sancionou uma lei que garante a recomposição dos orçamentos das prefeituras ainda neste ano. Mesmo assim, faltam recursos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeito Eduardo da Machado (@eduardodamachado)
Para o prefeito, é muito mais importante que o tesouro municipal de Santana do Araguaia seja suficiente para concluir o terminal rodoviário, o hospital materno-infantil e a conclusão das obras de reconstrução do hospital municipal. “Estive em Belém para buscar os recursos para essa grande festa que planejei fazer para nosso município. Mas não consegui o mesmo apoio que obtive para o veraneio. Já conversamos com os artistas e reprogramamos o evento”, disse Eduardo.
Na avaliação do prefeito, a festividade pode ocorrer no final do ano, após a conclusão das obras que citou. A festividade, além de ser alusiva ao aniversário, será a comemoração por três grandes projetos entregues à população de Santana do Araguaia. “O momento é de sensatez. Algumas pessoas vão criticar, outras vão elogiar. Mas o melhor é reprogramar e ter uma grande festa com a presença do nosso governador Helder Barbalho (MDB), que representa a nossa parceria com o Governo do Estado e vamos comemorar conquistas”, concluiu Eduardo.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Preço do boi gordo no sul do Pará tem leve melhora após meses de crise; veja cotação em São Félix do Xingu, Água Azul do Norte e Redenção
- Mais 4,1 mil pessoas presas no Pará farão Enem; unidade de São Félix do Xingu é destaque no número de inscritos
- Prefeito Dr. Júlio convida povo do sul do Pará para a 1ª Cavalgada Municipal de Ourilândia do Norte neste sábado
- Lula sanciona lei que compensa perda de ICMS dos estados e do Fundo de Participação dos Municípios
- ICMS: Sefa e prefeitos da AMATCarajás negociam aumento da cota-parte aos municípios do sul e sudeste do Pará