São Félix do Xingu, no sul do Pará, terá o Dia da Cavalgada incluído no calendário de eventos oficiais da cidade. A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei 005/2023, da presidenta da casa, vereadora Adriana Torres (Solidariedade). A proposta vai à sanção do prefeito João Cleber (MDB), que deverá estabelecer a data oficial.
A iniciativa, explica Adriana, tem como objetivo honrar e manter viva a tradição das cavalgadas em São Félix do Xingu. As cavalgadas já são um patrimônio cultural e imaterial da cidade, que tem a agropecuária como base da economia. “É uma homenagem ao trabalho árduo e ao esforço incansável do homem do campo, que desempenha um papel fundamental em nossa comunidade”, disse.
“Quero agradecer aos nobres vereadores que aprovaram o Dia da Cavalgada em nosso município de São Félix do Xingu. Independente de gênero, idade e condição, essa é uma expressiva manifestação cultural, que transcende de um simples passeio. A cavalgada, como acontece durante a Expoxingu, mobiliza a economia local, com fomento ao turismo e ao comércio, aumentando a inclusão comunitária”, diz a presidente da Câmara Municipal.
Adriana Torres lembra que as cavalgadas também têm outro viés: o do carinho e zelo pelos animais. Durante eventos como esse, é ressaltado o compromisso com o bem-estar animal. “Vamos todos apoiar esse projeto que celebra nossas raízes e promove a união de nossa comunidade”, conclui a vereadora.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Deputado Torrinho consegue 2 mil cestas básicas e apoio da Seaster para famílias da Apyterewa
- Em Rio Maria, Polícia Civil prende suposto faccionado do PCC por tráfico, homicídio e tentativa de homicídio
- STF determina desintrusão das terras indígenas Kayapó, Trincheira-Bacajá e Munduruku no Pará; áreas envolvem Ourilândia, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Bannach