A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação de organizações não governamentais (ONGs) no Brasil estará em São Félix do Xingu nesta quarta-feira (29). Os senadores membros da comissão vão tentar identificar como agem essas instituições na região sul do Pará e quais as influências que levaram à operação de desintrusão da Apyterewa, um processo dramático e marcado por relatos de truculência policial por moradores da área.
A principal pauta da audiência será a Apyterewa e o sofrimento de famílias expulsas da área de 774 mil hectares, que foi demarcada como terra indígena e de vivência exclusiva de 1 mil indígenas da etnia Parakanã e destinada á preservação ambiental. “Estaremos em São Félix do Xingu para ouvir o povão masscrado por essas ONGs através da política indigenista”, disse o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Zequinha Marinho (@zequinhamarinhooficial)
Para o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS, ex-vice-presidente), a CPI das ONGs é importante para chegar à verdade sobre a influência dessas organizações no processo que levou à desintrusão da Apyterewa e ações em outras terras indígenas. “Vamos colher testemunhos e nós sabemos o quanto vocês sofreram. Vamos tentar corrigir essa grande injustiça que vocês estão sofrendo e somos solidários à luta de vocês. Estaremos o dia inteiro em São Félix do Xingu”, disse o presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Também estarão presentes os senadores Damares Alves (Republicanos-PR), Jaime Bagatolli (PL-RO), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Márcio Bittar (União Brasil – AC). O encontro está marcado para as 9h, no salão paroquial em São Félix do Xingu. Os parlamentares convidam a todos os cidadãos do município a participar da audiência.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Operação do Detran fiscaliza peso de veículos de carga na PA-279, entre Tucumã e Ourilândia do Norte
- Área central de Conceição do Araguaia ficou mais de dois dias sem energia, denuncia vereador
- Deputado Bordalo cobra informações sobre licença para a Horizonte Minerals explorar níquel em Conceição do Araguaia
- Câmara dos Deputados vai debater se arroz no Brasil será enriquecido com nutrientes extras