O cacique Karé Parakanã, que participou da audiência da CPI das ONGs em São Félix do Xingu, no sul do Pará, revelou que está sendo ameaçado. Ele enviou um áudio ao senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da comissão parlamentar de inquérito, dizendo que quer ajuda. Na mensagem, ele dá a entender que a própria Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) o informou sobre os riscos.
Ao participar da CPI das ONGs em São Félix do Xingu, Karé Parakanã disse que as ONGs estão usando os povos indígenas e arrecadando muito dinheiro. Porém, os recursos não chegam às aldeias, que ele afirma estarem passando necessidade. Na audiência, enrolado numa bandeira do Brasil, ele mostrou uma garrafa com uma água escura e que seria a mesma usada para beber pelo povo dele.
“O meu povo está querendo me assassinar aqui, de acordo com a Funai, com ONGs, eu estou passando necessidade. Eu quero que vocês me apoiem e me ajudem, eu não quero deixar a minha família (…), eu não quero que aconteça esse tipo de ameaça que eu estou recebendo. Estou pedindo o apoio de vocês que espalhem esse áudio”, diz o cacique no áudio enviado ao senador.
A redação do Fato Regional tenta contato com a Funai e com a Polícia Federal para saber sobre as denúncias do cacique e aguarda retorno.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- São Félix do Xingu tem situação de emergência reconhecida por seca dos rios; cerca de 10 mil pessoas foram afetadas
- Na COP 28, Governo do Pará lança programa que vai rastrear e garantir origem do gado até 2026
- Projeto da Secretaria de Educação de Ourilândia estimula crianças na escrita de livros e contação de histórias