O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o programa “Pé de Meia”; uma poupança que será criada para que estudantes sejam incentivado a concluir os 3 anos do ensino médio e tenham dinheiro para dar os primeiros passos para a vida adulta. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (16). Ele adiantou que os alunos receberão ainda um percentual para que sejam estimulados a fazer o Enem.
O programa “Pé de Meia” será destinado a estudantes de escolas públicas e de baixa renda. Dados do Ministério da Educação mostram que cerca de 50% dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio em 2023 participaram da última edição do Enem. Outro agravante, diz o ministro Camilo Santana, é que, dentre os que se inscreveram, muitos não chegaram a fazer a prova. Dos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio que se inscreveram para o exame, apenas 1 milhão participaram efetivamente.
“Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem. Precisamos convencer e mostrar que, primeiro, não há custo nenhum para o jovem. Depois, que é a oportunidade que ele tem para acessar o ensino superior. Não há motivo de o jovem não fazer o Enem”, disse o ministro.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Criminosos tacam fogo em escola rural de Anapu e estabelecimento é destruído pelo incêndio
- Gestão do prefeito João Cleber avança com obras de pavimentação em São Félix do Xingu
- TRT-8 realiza programação de combate ao trabalho escravo em Redenção, Marabá e Belém
- Notas do Enem 2023 estarão disponíveis nesta terça-feira (16/01); saiba como acessar
- Projeto da Unifesspa pesquisa futuro do sul e sudeste do Pará após mineração e políticas públicas para municípios