Grande parte da população do sul do Pará começou esta semana com chuva, principalmente em Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que essas chuvas devem se estender ao longo do dia e ir pelo menos até esta terça-feira (30). Toda a região sul do Pará está sob alerta laranja de tempestades (chuva forte, ventanias e raios), o segundo aviso meteorológico mais grave.
O alerta laranja aponta para chuvas acumuladas de 50 a 100 milímetros — a partir de 50 mm/h já é considerada chuva intensa ou violenta —, chegando ao máximo de 100 mm por dia. As chuvas podem demorar bastante e devem vir acompanhadas de rajadas de vento (60 a 100 km/h) e descargas elétricas (relâmpagos). Há risco de queda de árvores e acidentes com raios. É recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda.
Esse alerta vale para todos os 15 municípios do sul do Pará (Região de Integração do Araguaia) e tem validade até as 10h desta terça-feira, podendo ser prorrogado conforme as próximas previsões do Inmet. A chuva que vem desde o final de semana em algumas cidades provocou alagamentos e aumento do nível de rios e córregos, como em Rio Maria, e levando a alagamentos na BR-155, perto de Xinguara.
Municípios do sul do Pará sob alerta amarelo de chuvas intensas:
- Água Azul do Norte
- Bannach
- Conceição do Araguaia
- Cumaru do Norte
- Floresta do Araguaia
- Pau D’Arco
- Redenção
- Rio Maria
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- Sapucaia
- Tucumã
- Xinguara
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: