Um incêndio próximo a uma subestação da Equatorial provocou um apagão em Ourilândia do Norte, Tucumã e parte de São Félix do Xingu neste domingo (4), na região sul do Pará. As causas do fogo no local, que fica às margens da rodovia PA-279, estão sendo investigadas. A energia só começou a ser restabelecida, gradativamente, por volta das 18h30. Ninguém se machucou no incidente e as chamas foram controladas. Na manhã desta segunda-feira (5), alguns moradores dos três municípios ainda relatavam instabilidades.
ATUALIZAÇÃO, ÀS 11H40 DESTA SEGUNDA-FEIRA
Inicialmente, as informações apontavam que o incêndio teria ocorrido dentro da área da subestação. Porém, em um novo posicionamento da Equatorial enviado ao Fato Regional, a informação foi corrigida: o fogo ocorreu na rede elétrica, na área externa, mas afetou equipamentos da subestação. Confira o posicionamento atualizado da empresa:
“A Equatorial Pará esclarece que o incêndio ocorrido por volta das 17 horas, deste domingo, 4, não foi originado dentro da Subestação Tucumã e, sim, na rede elétrica próxima do local. O fogo foi causado por um curto-circuito e as causas estão sendo apuradas pelas equipes técnicas. Não houve qualquer acidente em decorrência do ocorrido”.
Ainda na nota, a empresa explica: “Em virtude da proximidade, alguns equipamentos da subestação foram afetados e o fornecimento de energia foi interrompido nos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. A Distribuidora ressalta que suas equipes técnicas não mediram esforços para restabelecer o fornecimento para os clientes das cidades no menor tempo possível”
“Conforme as ações de recomposição foram avançando, o fornecimento foi sendo restabelecido aos municípios: 18h33 para São Félix do Xingu; 21h40 para a zona urbana de Tucumã e urbana e rural de Ourilândia do Norte; 23h12 para parte da zona rural de Tucumã e, por fim, às 5h30 desta segunda-feira, 5, para o restante da área rural da cidade”, segue a nota.
Por fim, a Equatorial Pará pediu “desculpas pelos transtornos e solicita aos clientes, que por ventura ainda estejam sem fornecimento de energia, que registrem uma ocorrência pelos canais de atendimento: telefone 0800 091 0196 ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200”.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- São Félix do Xingu e mais 14 municípios têm emergência ambiental prorrogada por 6 meses pelo governador Helder Barbalho
- Cássio Andrade completa um ano como titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e faz balanço da gestão
- Fim da reeleição e eleições a cada 5 anos estão entre prioridades do Senado para 2024