A Polícia Federal encerrou as atividades de dois garimpos ilegais de ouro em Cumaru do Norte, no sul do Pará. Os espaços foram alvos da operação “Carrion”, deflagrada na sexta-feira (9). Os garimpos ficavam às margens da rodovia PA-287, perto do perímetro urbano do município. Foram apreendidos equipamentos e 3 pás carregadeiras foram entregues para a prefeitura. As pessoas que trabalhavam na atividade mineral irregular fugiram e ninguém foi preso.
Os garimpos, como aponta a Polícia Federal, estavam provocando desmatamento, degradação do solo e a poluição do córrego Carrion, que dá nome à operação. Toda atividade de extração de minérios, reforça a a PF, deve passar por todos os procedimentos para autorização junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).
“Quem passava pela rodovia conseguia visualizar a atividade ilegal, o que demonstra que esse crime já faz parte do cotidiano na região. A investigação agora segue para confirmar a identidade dos responsáveis pela extração de ouro. O ribeirão Carrion sofre intensa degradação com a atividade ilegal às suas margens, com assoreamento de seu leito e contaminação por mercúrio”, diz a nota da corporação sobre a operação.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeito Dr. Júlio planeja inaugurar Hospital Materno-Infantil de Ourilândia do Norte até o final de fevereiro
- Campanha tenta arrecadar recursos para reforma da casa e salão do seu Garcia, pioneiro de Ourilândia
- Ponte sobre o rio Fresco, uma das maiores obras de São Félix do Xingu na gestão do prefeito João Cleber, avança para a conclusão neste primeiro semestre