segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ponte sobre o rio Fresco, uma das maiores obras de São Félix do Xingu na gestão do prefeito João Cleber, avança para a conclusão neste primeiro semestre

As obras da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, são uma marca importante da articulação política e parcerias que o prefeito João Cleber estabeleceu com o governador Helder Barbalho, o deputado estadual Torrinho Torres e o deputado federal Priante. Nova estrutura vai beneficiar centenas de milhares de pessoas após a conclusão até o final deste semestre
O pilar central e outras etapas da construção estão avançadas para a garantia de uma obra de qualidade e que vi potencializar a integração regional, a economia e a qualidade de vida da população de São Félix do Xingu (Foto: Divulgação)

ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, é uma das mais grandiosas obras do município durante a gestão do prefeito João Cleber, em parceria com o Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho. A construção está acelerada e deve ser concluída ainda neste primeiro semestre. A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária.

Nesta semana, chegaram carretas com as treliças para lançamento das vigas da ponte sobre o Rio Fresco. A Paulitec, empresa que executa a obra, informou que os pilares já estão prontos e resta a conclusão do pilar central para lançar as vigas, as pré-lajes e lajes. Uma das etapas recentes foi a protensão das cordoalhas das vigas pré-moldadas. Após o lançamentos dessas estruturas, será feito o concreto e então pavimentação da ponte.

As treliças que serão usadas no lançamento das vigas chegaram nesta semana (Foto: Divulgação)

Durante a visita a São Félix do Xingu, para o cumprimento de uma extensa agenda, o governador Helder Barbalho — acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito João Cleber, do deputado Torrinho Torres, do deputado Priante e de vereadores — visitou as obras e pôde conferir de perto os avanços da construção. O chefe do Executivo estadual reafirmou que vai voltar em breve ao município para inaugurar a ponte sobre o rio Fresco.

“Com muita alegria estamos vendo essa obra grandiosa, em parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), que tanto tem feito pelo nosso município, se aproximar da conclusão para beneficiar a população de São Félix do Xingu e principalmente nossos produtores, facilitando a integração de todas as regiões da cidade sem a necessidade de uma balsa para a travessia”, comentou o prefeito João Cleber.

Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED. A atual travessia de balsa possivelmente será descontinuada.

O prefeito João Cleber destacou como a gestão Compromisso com o Trabalho é marcada por grandes obras e parcerias que têm desenvolvido São Félix do Xingu e trazido benefícios diretos para a população do município (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!