Ivo Dantas Neto, pioneiro de Tucumã e fundador da Laticínios Ilda, morreu na madrugada desta quarta-feira (21), aos 77 anos, em Brasília (DF). Ele enfrentava um câncer, causa mortis confirmada pela família. Era um empresário admirado nas regiões sul e sudeste do Pará e uma referência na indústria de laticínios e estímulos à produção de gado leiteiro. Ele era natural de Barreirinhas (BA).
Desde que chegou em Tucumã, o senhor Ivo Dantas Neto empreendeu e participou do começo da história de desenvolvimento da região sul do Pará. Inicialmente, atuou no ramo de supermercados. Após começar a atuar no setor de laticínios, foi um dos responsáveis pelo crescimento da bacia leiteira da região e também foi criador de gado. No ano passado, a Laticínios Ilda — atualmente Grupo Ilda e parte do Projeto Mais Leite e com plantas em Tucumã, Ourilândia do Norte, São Geraldo do Araguaia, Marabá e Sapucaia — completou 30 anos de história que começou com o empresário.
O trabalho de Ivo Dantas Neto no setor laticínios começou com a produção de queijos prato e muçarela e manteiga, agora conta um amplo leque de derivados do leite. Os produtos estão presentes não só na alimentação do povo paraense, mas também são encontrados em São Paulo, Ceará, Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte. O grupo segue nas novas gerações da família.
A vida do seu Ivo Dantas Neto foi marcada por muita generosidade. Ele ajudou várias pessoas com emprego e apoios diversos. Chegou a ser candidato a deputado estadual e se tornou uma figura querida e respeitada. A Prefeitura de Tucumã deve publicar um decreto de luto municipal de 3 dias em homenagem à memória do pioneiro.
Wesley Costa, diretor-proprietário do Grupo Fato Regional de Comunicação, lamentou a morte de seu Ivo Dantas Neto e expressou os sentimentos aos familiares e amigos do pioneiro de Tucumã neste momento difícil. Ele conheceu pessoalmente o empresário e afirma que a memória e o legado dele honram a região sul do Pará pelo trabalho, dedicação e história.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Senado aprova projeto que limita a saída temporária de presos em feriados
- Sonho realizado: Prefeito Dr. Celso e governador Helder Barbalho inauguram 1ª etapa do Hospital Municipal de Tucumã
- Na Corte Internacional de Haia, Brasil critica governo de Israel por conflito com o povo palestino e ocupação de territórios
- Raios causaram 61 casos de falta de energia no sul do Pará nos últimos 12 meses; Xinguara lidera ocorrências