A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu visitas externas, saídas para trabalho ou estudo, e atendimentos jurídicos presenciais ou virtuais nas 54 unidades prisionais do Pará. A decisão foi publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13), por meio da portaria nº 093/2024. A medida foi tomada após dois homicídios contra policiais penais na Região Metropolitana de Belém em menos de 24 horas na semana passada.
“As restrições serão cumpridas em um prazo de 15 dias, podendo ser prorrogadas por igual período, considerando a avaliação do ambiente de segurança nas unidades prisionais e o reestabelecimento da ordem, como importante fator nos procedimentos administrativos e operacionais adotados no âmbito da administração penitenciária”, diz nota da Seap sobre a decisão.
O calendário de saídas temporárias da Semana Santa estava na última etapa e deverá ser suspenso antes da conclusão. A medida está sendo tratada com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Seap. A saída do Dia das Mães também deve ser suspensa. Todos os benefícios em tramitação na justiça, como remições de pena e as progressões de regime, estão sob reavaliação.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Governadores da Amazônia querem mais recursos do Fundo de Participação dos Estados
- VÍDEO: após tomar skate de jovem em praça no Pará, guarda municipal diz: ‘por mim matava uns cinco’; agente foi afastado
- Mais de 326 mil eleitores devem ir às urnas para as Eleições 2024 no Sul do Pará; Redenção e São Félix do Xingu têm maior número de eleitores