Com muitos hectares de lâmina de água destinadas à criação de peixes, Tucumã, sudeste paraense, é um dos municípios da região que vem realizando, a cada ano, a tradicional “Feira do Peixe Vivo” durante a Semana Santa. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Aquitur, com apoio da Emater, Adepará e o Governo do Estado, iniciou na manhã desta quarta-feira, 17 e se estenderá até ao meio dia de sexta-feira, 19, na Feira Municipal.
São comercializados peixes como tambaqui, tambatinga, comercializados a 10 reais e à todo momento. Além disso, o espaço também oferece amostras de peixe frito para degustação.
A Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região (Aquitur) trouxe para o evento, junto a Secretaria de Agricultura, Claudio Brandão, consultor do Sebrae que, realizou uma demonstração de como esfolar couro de um peixe da espécie Pirarucu com idade de 18 meses atingindo 56 quilos, criado na Piscicultura Aparecida de propriedade da família Kun. A escama e couro são reaproveitados e viram artesanato e, o material também transforma em peças como bolsas, sapatos, cintos, carteiras entre outros.
“A feira é uma tradição na Semana Santa em Tucumã e, o principal objetivo é incentivar o consumo de peixes e promover a piscicultura municipal, para isso o incentivo de pescado para comércio, vindos diretamente de piscicultores do próprio município”, ressalta a engenheira agrônoma e secretária de Agricultura Municipal, Cássia Alexandrino.
Estiveram presentes na abertura da “Feira do Peixe Vivo” secretários municipais, Darci Müller (Finanças), Maria da Conceição Rocha Leão (Administração e Planejamento), João Clímaco (Esporte e Lazer), Raphael Antônio (Saúde) Zaqueu Silva, técnico em agronegócio do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Pará ( Adepará), Roni Perteson, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Elisângela Saviczki proprietária da Piscicultura Vale do Pirarucu e atual Presidente da Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região (Aquitur), vereador Waldomiro Cordeiro Soares (Mirim), Laudi José Witeck representando o Poder Legislativo e Estefani Macedo da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Tucumã, entre outros.
Veja Imagens:
(Com informações da Prefeitura de Tucumã / Fotos: Quezia Galvão)