O XXI Clean-Up São Félix do Xingu, no Sul do Pará, conseguiu retirar 4,5 toneladas de resíduos dos rios Fresco e Xingu. O evento ocorreu no final de semana, reunindo seis equipes numa competição que estimula a consciência ambiental e a preservação da natureza do município. Promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração (Semmas), com apoio da CDL e demais parceiros, a ação é um dos marcos do começo do veraneio.
“O Clean-Up é uma espécie de gincana. As equipes se reúnem e saem em barcos e voadeiras coletando resíduos descartados de forma inadvertida nos rios Fresco e Xingu. Em seguida retornam, fazem a pesagem e ao final, a equipe que recolher mais resíduos é premiada. Neste ano, mais uma vez, recolhemos uma quantidade expressiva de materiais. Todos os resíduos coletados são encaminhados para reciclagem com cooperativas parceiras”, explicou Sérgio Benedetti, titular da Semmas.
A equipe vencedora deste ano foi a “Tubarão”, que retirou um pouco mais de 1,4 mil quilos de resíduos dos rios. Benedetti observa que a quantidade final de resíduos recolhidos foi menor neste ano. Em 2023, foram mais de 6 toneladas retiradas das águas. Para ele, é reflexo das ações da Semmas e resultado das constantes campanhas de conscientização ambiental e preservação dos rios.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Polícia Federal fecha dois garimpos clandestinos de ouro em Ourilândia do Norte perto da terra indígena Kayapó
- Em São Félix do Xingu, operação da PF encerra garimpo de ouro e fecha serraria clandestina na Terra Indígena Kayapó
- Caixa alerta para golpe envolvendo falsa indenização por vazamento de dados
- Brasil empata em 0 x 0 contra a Costa Rica na estreia da Copa América 2024
- Dados de 39 milhões de beneficiários do INSS podem ser sido expostos e acessados sem controle, denuncia jornal
- Sindicato Rural de Tucumã e Ourilândia apresenta a programação da Expotuor 2024; abertura será com show de Gino e Geno