Para encerrar o semestre, a Escola Estadual de Ensino Médio Maria Benta Oliveira de Sousa, em Redenção, no sul do Pará, promoveu uma aula prática bem diferente: um acampamento de Astronomia para 120 estudantes do ensino médio e 12 professores. Os participantes participaram de uma roda de conversa, visualização de corpos celestes a olho nu, astrofotografia e observação com telescópios.
Para execução do projeto, os professores se reuniram previamente com os alunos, construíram telescópios e fizeram treinamentos noturnos para visualização e identificação de estruturas cósmicas. Depois dessa etapa, foi organizado o acampamento em uma fazenda da região, a 50km da sede do município.
O projeto foi pensado a partir do Planejamento Anual do Projeto Integrado de Ensino (PIE) de Ciências da Natureza do Novo Ensino Médio da escola. Professores de biologia, física e química se reuniram para montar o cronograma semestral sobre os conteúdos que trabalham a formação da terra e os astros no universo. Nesse sentido, foi feita a proposta de criar o projeto Acampamento de Astronomia.
“O acampamento proporcionou aos alunos repensar como olhar o céu. Com a realização do projeto, eles puderam sair dos muros da escola, estabelecendo novos conceitos para ocorrer o ensino-aprendizagem. Para mim, como professor, foi muito gratificante poder levar esses alunos à prática”, disse o professor de química Edson Alves, organizador do passeio.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Recuperação da PA-279: prefeito João Cleber e deputado Torrinho mobilizam esforços com Governo do Pará nas obras entre Tucumã e São Félix do Xingu
- Programa de escolas cívico-militares criado por Bolsonaro será encerrado; Pará tem 6 unidades na rede estadual
- Expotuor 2023: conheça Maíra Carvalho, candidata a Rainha do maior evento do Agro de Tucumã e Ourilândia do Norte
- VÍDEO: Dupla agride mulher e rouba moto em Redenção
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Nos siga no Facebook e no Instagram!