Matheus Neves Pereira, de 15 anos, morreu afogado na praia do Pedral, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. O acidente ocorreu neste domingo (24), quando ele e um amigo, que estavam brincando na orla, pularam na água. O outro adolescente conseguiu voltar para a balsa de onde pularam, mas Matheus não. O corpo dele foi encontrado em pouco tempo, para desespero dos pais.
No local, populares informaram o 31º Grupamento de Bombeiros Militares de São Félix do Xingu (GBMSFX) que Matheus e o amigo dele pularam da balsa. O sargento Helton Pimentel detalha que o rio Xingu estava com um nível de aproximadamente 2,5 metros. Ele observa que as buscas começaram e encerraram rapidamente, mas não houve como evitar a tragédia que marcou o que deveria ser um final de semana de diversão para o adolescente.
A família de Matheus contesta a informação do 31º GBMSFX e diz que eles não pularam da balsa, mas sim estavam nadando da praia do Pedral em direção à embarcação. O adolescente não teria conseguido vencer a correnteza e acabou indo parar debaixo da balsa.
No começo de dezembro, Matheus ia completar o 9º ano do ensino fundamental. Em 2025, já começaria o ensino médio. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte repentina do adolescente. A Polícia Civil também deve investigar o caso.
O sargento Helton Pimentel ainda observa que em menos de 6 meses, já foram 10 casos de afogamentos na área da praia do Pedral, o que deve motivar um novo planejamento de ação preventiva na área e campanhas. As ocorrências serão organizadas e podem contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), uma ONG sem fins lucrativos que visa reduzir o número de casos de afogamentos e riscos de acidentes aquáticos.
Novembro é considerado o Mês Nacional da Segurança Aquática, uma campanha estabelecida em lei, desde 2021, voltada a mobilizar esforços para o aumento da prevenção contra afogamentos e acidentes aquáticos. Por essa razão, o 31º GMBSFX reforça o alerta para cuidados aos banhistas e atenção a familiares para crianças e adolescentes brincando na água.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Após ação do MPT, Prefeitura de São Félix do Xingu terá concurso público com 300 vagas; edital sai nesta semana
- Mulher é presa por suspeita de matar a própria amiga a tiros em Novo Repartimento; PC investiga crime passional
- ALERTA: notícia falsa diz que Bolsa Família terá antecipação da parcela de janeiro de 2025
- VÍDEO: homem é preso, em Minas Gerais, por racismo e tortura ao dar R$ 10 para agredir andarilho em situação de rua
- Mulher é presa por suspeita de matar a própria amiga a tiros em Novo Repartimento; PC investiga crime passional
- GOLPE: Detrans do Brasil alertam sobre mensagens falsas a respeito de carteiras de motorista com pendências
- Creche Jerônimo Cabral, em Ourilândia do Norte, tem obras adiantadas para ser a maior e mais moderna da PA-27
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!