Na noite desta quinta-feira (2), explosões de fogos de artifício foram visualizadas no Sul do Pará, principalmente nos municípios de Redenção, Conceição do Araguaia e Santana do Araguaia. E rapidamente os motivos apareceram sem qualquer espécie de pudor nas redes sociais da região: era uma “homenagem” a Olávio dos Santos Brito e Allan Douglas da Silva, apontados como membros do Comando Vermelho, mortos pela Polícia Militar.
Olávio dos Santos Brito e Allan Douglas da Silva morreram durante uma operação na madrugada do feriado de 1º de maio, em Redenção, no setor Viviane. Agentes da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (Cime) e 7º Batalhão de Polícia Militar foram acionados para uma denúncia de tráfico de drogas e disparos de arma de fogo. Chegando ao local indicado, os policiais relataram ter sido recebidos a tiros e reagiram.
Com Olávio e Allan, foram apreendidas armas e drogas. Olávio era conhecido pela polícia e investigado por diversos crimes. Ele, há algum tempo, estava no Rio de Janeiro, onde foi filmado dançando e bebendo enquanto portava um fuzil. Era apontado como liderança do Comando Vermelho em Redenção e respeitado no submundo da criminalidade do Sul do Pará. Havia retornado à cidade no começo do ano.
Diante da afronta e despudor de se mostrarem de forma tão aberta, o Fato Regional entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da PM, da PC e da Secretaria de Estado de Segurança Pública em busca de um posicionamento sobre o caso. Até o começo da manhã desta sexta-feira (3), não há informes sobre prisões ou abordagens específicas nos municípios.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Vale gera 60 mil empregos no Pará, estado com a 2ª maior produção mineral do Brasil
- Bolsonaro estará em Belém, no dia 7 de maio, para evento do PL que gerou polêmica no clube Assembleia Paraense
- Dois homens supostamente ligados a facções criminosas morrem em confronto com a Polícia Militar em Redenção; armas e drogas foram apreendidas
- 29º Festival do Abacaxi de Floresta do Araguaia celebra município que responde por 16% da produção nacional da fruta; confira agenda de shows e eventos