O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aleta laranja — o segundo mais grave — para ondas de calor no Brasil. É o segundo alerta emitido para esse fenômeno no ano. Há possibilidade de temperaturas até 5ºC acima do normal para o período. Na prática, isso exige cuidados com a saúde, já que no mesmo período do alerta de onda de calor, há umidade está abaixo do normal.
No alerta emitido nesta segunda-feira (18) tem vigência até a noite do dia 22 deste mês. Inicialmente, no Pará, os municípios afetados são:
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- São Félix do Xingu
- Ourilândia do Norte
- Novo Progresso
- Cumaru do Norte
- Altamira
Durante a vigência do alerta laranja para ondas de calor, outros municípios podem ser afetados, dependendo do comportamento do clima nos próximos dias. Desde o final de semana, moradores de várias áreas do Pará — mesmo longe da região sul do estado — têm reclamado do calor intenso.
A recomendação é que a população, principalmente nas áreas afetadas, evite atividades com exposição prolongada ao sol. É necessário usar roupas que protejam a pele e protetor solar. A hidratação constante é importante para evitar desidratação. E ainda devido ao forte calor, as queimadas se tornam ainda mais perigosas potencialmente incontroláveis.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Araújo Advocacia, de Ourilândia, reconquista vaga de aluna não considerada parda na Universidade Federal do Tocantins
- Operação ‘Prefácio’ desarticula esquema de tráfico no sudeste do Pará; 7 pessoas foram presas no estado e em Santa Catarina
- Tucumã: pagar o IPTU em dia pode render R$ 155 mil em prêmios; saiba como participar
- Luciano Corado, presidente da Subseção da OAB de Tucumã e Ourilândia, recebe comenda Ordem do Mérito Advocatício