sábado, 20 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Cacique Karé Parakanã, de São Félix do Xingu, afirma que está recebendo ameaças após depoimento à CPI das ONGs

O indígena, no áudio, dá a entender que recebeu a informação da Funai e cita ONGs nas ameaças. À CPI das ONGs, ele disse que os indígenas eram usados pelas organizações para arrecadar dinheiro.
Os caciques Karê Parakanã - à esquerdfa - e Avaeté Parakanã - à direita - dizem que o povo indígena está sendo usado por ONGs e que as aldeias vivem em miséria sem atuação da Funai (Foto: Reprodução / TV Senado)

O cacique Karé Parakanã, que participou da audiência da CPI das ONGs em São Félix do Xingu, no sul do Pará, revelou que está sendo ameaçado. Ele enviou um áudio ao senador Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da comissão parlamentar de inquérito, dizendo que quer ajuda. Na mensagem, ele dá a entender que a própria Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) o informou sobre os riscos.

Ao participar da CPI das ONGs em São Félix do Xingu, Karé Parakanã disse que as ONGs estão usando os povos indígenas e arrecadando muito dinheiro. Porém, os recursos não chegam às aldeias, que ele afirma estarem passando necessidade. Na audiência, enrolado numa bandeira do Brasil, ele mostrou uma garrafa com uma água escura e que seria a mesma usada para beber pelo povo dele.

“O meu povo está querendo me assassinar aqui, de acordo com a Funai, com ONGs, eu estou passando necessidade. Eu quero que vocês me apoiem e me ajudem, eu não quero deixar a minha família (…), eu não quero que aconteça esse tipo de ameaça que eu estou recebendo. Estou pedindo o apoio de vocês que espalhem esse áudio”, diz o cacique no áudio enviado ao senador.

A redação do Fato Regional tenta contato com a Funai e com a Polícia Federal para saber sobre as denúncias do cacique e aguarda retorno.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!