Câmara dos Estados Unidos aprova segundo processo de impeachment de Trump

Votação ficou 292 a favor e 197 contrários. Entre os votos favoráveis, 10 do Partido Republicano, do qual Trump faz parte
(Foto: Tia Dufour / Fotos Públicas)

O ainda presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, tem o segundo pedido de impeachment aprovado pela Casa dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados, no Brasil). Foram 292 votos favoráveis contra 197 contra. Entre os votos favoráveis, 10 membros do Partido Republicano, ao qual Trump é filiado, votaram pela abertura do processo de impedimento do presidente.

Agora o processo segue para o Senado, para dar seguimento ou não ao impeachment. Da primeira vez que isso ocorreu, no início de 2020, o Senado, que tem maioria do Partido Republicano, acabou inocentando Trump. A última acusação era de abuso de poder e obstrução do Congresso, ao ter oferecido ajuda militar a Ucrânia em troca de uma investigação contra o filho do adversário Joe Biden, Hunter.


A nova acusação é incitar violência e protestos que resultaram na agressiva invasão ao Capitólio, no último dia 6. Quatro pessoas morreram, enquanto Trump colocava em dúvida a segurança da democracia estadunidense, que é autointitulada “a maior democracia do mundo”.

Trump deixa o cargo, oficialmente, no próximo dia 20. E Joe Biden, do Partido Democrata, assume o mandato por quatro anos. É pouco provável que o pedido seja analisado e votado até lá no Senado. Porém, isso não impede que o processo siga e isso retire direitos político do atual presidente, evitando que ele dispute outra eleição no futuro.

 

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
%d blogueiros gostam disto: