Um grande comboio da Força Nacional, do Ibama e alguns veículos descaracterizados no meio foi visto pela equipe do Fato Regional na manhã desta quarta-feira (6), na rodovia PA-279, indo em direção à Extensão Apyterewa, em São Félix do Xingu, no sul do Pará. No entanto, uma situação no mínimo estranha ocorreu e acabou despertando a preocupação dos profissionais do grupo.
Enquanto a equipe fazia um vídeo para mostrar o tamanho da estrutura empregada na operação de desintrusão — um dia após um suposto atentado contra agentes da Polícia Rodoviária Federal e Funai na vicinal Vitória — o motorista de uma viatura do Ibama possivelmente tentou intimidar o jornalista Wesley Costa, devidamente uniformizado com a identidade visual do grupo, levando o carro para cima dele. O jornalista parou a gravação diante da manobra brusca que o fez recuar assustado.
O Fato Regional está em busca de imagens de câmeras de segurança, para analisar e apurar com muito cuidado e responsabilidade o que ocorreu e se foi algo intencional ou não. E então tomar as providências necessárias se comprovada uma conduta contrária à liberdade de imprensa e o que preconiza a legislação sobre a atuação de agentes públicos. O grupo se solidariza com o jornalista que se sentiu ameaçado durante o exercício legal de sua profissão.
A Apyterewa segue sob uma operação de desintrusão, marcada por relatos de truculência dos agentes federais e protestos pela história dos produtores rurais e moradores da área. O território de 774 mil hectares será destinado, por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, à vivência exclusiva da etnia indígena Parakanã e à preservação ambiental.
O Fato Regional, independente de intimidações, vai seguir com o compromisso de informar com qualidade e credibilidade a população do sul do Pará
(Victor Furtado e Wesley Costa, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: