A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 834/24, que estabelece procedimentos para notificar vítimas e agentes de segurança pública sobre a soltura de condenados que possam ameaçar a segurança ou a paz deles. As notificações, pela proposta devem ser feitas por instituições do sistema penal, informando sobre liberdade provisória, saídas temporárias e o término do cumprimento de pena.
O relator inseriu na proposta a obrigação de as penitenciárias incluírem imagem atualizada do condenado na notificação. “A inclusão de uma imagem atualizada do condenado na notificação é uma medida adicional de segurança que visa facilitar o reconhecimento por parte das vítimas e dos agentes de segurança pública”, disse o relator, deputado Delegado Palumbo (MDB-SP).
Para o relator, é essencial que as pessoas afetadas por crimes, muito deles bárbaros, tenham conhecimento sobre a liberação dos condenados, especialmente em situações delicadas como concessão de liberdade provisória. “É inadmissível que as vítimas sejam deixadas no escuro sobre o status dos condenados, o que poderia colocar em risco sua segurança, integridade física e emocional”, afirmou o deputado.
O texto, cuja proposta original é do deputado Júnior Mano (PL-CE), prevê ainda a proteção dos dados pessoais dos envolvidos, que deverão ser utilizados exclusivamente para a notificação. Regulamento posterior disporá sobre as medidas de segurança da informação a serem adotadas para proteger os dados e detalhará as medidas de proteção às vítimas.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir para o Senado.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Câmara de Notícias)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Dados de 39 milhões de beneficiários do INSS podem ser sido expostos e acessados sem controle, denuncia jornal
- Sindicato Rural de Tucumã e Ourilândia apresenta a programação da Expotuor 2024; abertura será com show de Gino e Geno
- Arroba do boi gordo segue instável no Brasil e afeta preços no Sul e Sudeste do Pará; veja cotação em São Félix do Xingu, Tucumã, Redenção e Água Azul do Norte
- Homem que assassinou vizinha por senha de Wi-Fi é preso pela PM em Conceição do Araguaia
- Barbárie: homem mata vizinha após troca de senha do Wi-Fi em Conceição do Araguaia
- Cacau de Tucumã segue valorizado enquanto preço no mercado nacional cai nesta última semana de junho