domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Corrida na floresta une esporte e conservação da Floresta Nacional de Carajás

O 'Up Carajás' desafia atletas a correr 15km dentro da Floresta Nacional de Carajás no dia 19 de maio. É a terceira edição do evento esportivo que deve receber 400 atletas num teste de resistência física que alia a conscientização sobre a importância de preservar áreas verdes e a biodiversidade amazônica
Na terceira edição de um evento desafiador, 400 atletas vão enfrentar 15 km de trajeto entre a Floresta Nacional de Carajás e o Aeroporto de Carajás (Foto: Divulgação)

No dia 19 de maio, a Floresta Nacional de Carajás será o cenário para a corrida “Up Carajás – Onça Pintada”. O evento, organizado pela Ultra Carajás Esporte, está na sua 3ª edição e espera receber 400 atletas este ano. O percurso desafiador de 15km de subida de serra, vai oferecer aos participantes não apenas oportunidade de testar seus limites físicos, mas também de conexão com a natureza abundante da região. A largada será na portaria da Floresta Nacional de Carajás até o aeroporto de Carajás.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio Carajás), apoia e incentiva a ação, que tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade para a importância da conservação da biodiversidade e do patrimônio natural. Para a organização, o evento representa a oportunidade única de unir esforços em prol da proteção do meio ambiente e celebrar a beleza e diversidade da fauna e flora locais.

A escolha do tema “Onça Pintada” para a corrida não é por acaso. Considerado um dos maiores felinos das Américas, a onça-pintada desempenha um papel fundamental nos ecossistemas onde vive. Como predador de topo de cadeia, ela regula as populações de suas presas, contribuindo para o equilíbrio ecológico. “Ao destacar a figura emblemática da onça pintada, buscamos ressaltar a importância da preservação de espécies-chave para a manutenção dos ecossistemas saudáveis”, ressalta Vitor Garcia, Coordenador de Uso Público do NGI ICMBio Carajás.

Além do aspecto esportivo, a corrida também visa incentivar a sociedade a se apropriar do patrimônio natural e a assumir um papel ativo na sua conservação. Ao fechar a estrada de acesso para o evento, o ICMBio reforça o compromisso com a proteção do meio ambiente, garantindo que os participantes possam desfrutar da beleza da paisagem sem causar impactos negativos. Neste dia, o acesso à estrada será interrompido das 07h50 às 11h30.

Durante o percurso, os atletas poderão contar com 3 pontos de apoio para hidratação. Ao final, todos que participarem receberão medalha como reconhecimento pelo esforço e compromisso com a causa ambiental, além de troféu para os três primeiros colocados. Mais do que uma simples corrida, o “Up Carajás – Onça Pintada” é uma oportunidade para unir esforços em prol da conservação ambiental, destacando o papel fundamental que cada indivíduo desempenha na proteção do meio ambiente e na promoção de um futuro sustentável para as próximas gerações.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!