domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual poderão ter prioridade de atendimento psicológico no SUS

A proposta do deputado Raimundo Santos, do PSD do Pará, passou por ajustes do deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE) e foi aprovada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Agora segue para análise de outras comissões antes de ser apreciada no plenário.
Se aprovada a proposta, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual terão atendimento psicológico prioritário pelo SUS (Foto: Elza Fiuza / Agência Brasil / Imagem Ilustrativa)

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que garante a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual prioridade no atendimento psicológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo texto, estão inclusos estabelecimentos de saúde conveniados ou contratados. O projeto de lei original, de número 1096/23, é do deputado federal Raimundo Santos, do PSD do Pará. O texto foi ajustado pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE).

“O atendimento psicológico tem o potencial de oferecer um espaço de escuta, apoio e tratamento necessário para lidar com as repercussões do trauma vivenciado, permitindo a retomada de uma vida mais equilibrada e saudável”, disse o relator Clodoaldo Magalhães, que apenas ajustou aspectos formais e de redação do projeto original.

Após a aprovação, a proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. E somente então deverá ir à apreciação do plenário da Câmara. No entanto, a movimentação já garante visibilidade e apoio à proposta.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Câmara de Notícias)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!