sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Dr. Júlio se reúne com vereadores e Hospital Municipal de Ourilândia será reaberto

O prefeito Dr. Júlio pautou a discussão no parlamento municipal. Hospital já abre as portas às 7h desta sexta-feira (8)
O hospital municipal de Ourilândia do Norte Jadson Pesconi (Foto: Fato Regional)

O Hospital Municipal de Ourilândia do Norte Jadson Pesconi será reaberto nesta sexta-feira (8), a partir das 7h. A recomendação foi unânime, de todos os vereadores da cidade, após reunião nesta quinta-feira (7). O prefeito Dr. Júlio César Dairel (Avante) pautou a discussão com os parlamentares, para garantir o atendimento à população. Em meio à pandemia de covid-19, pacientes estavam sendo encaminhados a um hospital particular conveniado.

Por conta da lei municipal nº 763/2020, em vigor desde outubro do ano passado, a área do hospital municipal foi doada ao Governo do Pará, mais especificamente à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), como explica o assessor jurídico da Prefeitura de Ourilândia, Jhonathan Pablo.

Johnathan observa que Dr. Júlio, ao iniciar a gestão, preferiu seguir pela legalidade e pedir autorização ao Estado para a utilização da instituição pelo Município. E isso levou à reunião desta quinta, na qual a legalidade e segurança jurídica foram discutidos com o Legislativo de Ourilândia.

Reunião entre vereadores e gestão municipal resultou na recomendação unânime de reabertura do hospital Jadson Pesconi (Foto: Fato Regional)

A reabertura, por enquanto, é em caráter emergencial, para não deixar a população desassistida. A Prefeitura de Ourilândia de Norte seguirá em contato com o Governo do Estado para obter um termo de cessão de uso, permitindo o trabalho dentro da legalidade administrativa e dando mais segurança ao povo da cidade.

“O hospital municipal amanheceu, no dia 1º, de portas fechadas. Estávamos fazendo apenas encaminhamentos ao hospital de referência, que é terceirizado. Para mim, isso era motivo de muita tristeza. A área do hospital municipal foi doada ao Estado. Hoje, em reunião aqui na câmara, chegamos a uma decisão. Fomos autorizados a abrirmos tudo, o que pra mim é motivo de muita alegria. Saúde pública é minha prioridade e vamos fazer o que mais quero: atender ao povo ourilandense. Estamos aguardando documento do Estado, oficializando a cessão de uso. Até lá, nossa  equipe está pronta e formada, para começar a atender a partir das 7h desta sexta (8)”, declarou Dr. Júlio

Dr. Júlio, prefeito de Ourilândia do Norte (Foto: Fato Regional)

Com o termo de cessão, a própria prefeitura poderá fazer novos investimentos no hospital Jadson Pesconi. A secretária municipal de Saúde, Janaína Pereira, agradeceu aos vereadores pela compreensão e sensibilidade à pauta, já que o Pará inteiro segue numa condição delicada devido à pandemia de covid-19. “Quero agradecer também ao nosso prefeito Dr. Júlio, que entende que saúde pública é prioridade para garantirmos qualidade de vida à população. Teremos todos os serviços e laboratórios disponíveis e prontos para atender”, garantiu.

Janaína Pereira, secretária municipal de saúde de Ourilândia (Foto: Fato Regional)

“Tendo em vista interesse público e a não interrupção do atendimento à saúde em meio a uma pandemia, o prefeito, ouvindo a recomendação da Câmara Legislativa, decidiu reabrir o hospital municipal, atendendo assim a vontade da população e interesse público”, comentou o presidente do legislativo municipal, vereador Andrade Soares (PL).

Andrade Soares, presidente da Câmara Municipal de Ourilândia (Foto: Fato Regional)

(Da Redação Fato Regional)